Baleias e golfinhos são vistos no litoral norte paulista

Por: Redação -
22/01/2020
Foto: Julio Cardoso

2020 começou com visitas surpreendentes no mar do litoral norte paulista: quatro espécies de golfinho e uma de baleia já foram avistadas neste mês entre Ilhabela e São Sebastião (SP).

Assim como a variedade, a frequência das observações e o número de indivíduos surpreenderam os especialistas. “Só de botos-cinza nós fizemos quatro avistamentos, todos de grupos numerosos. Em uma das vezes vimos mais de duzentos”, comenta o fotógrafo e fundador do “Projeto Baleia à Vista”, Julio Cardoso, que destaca ainda outros flagrantes.

“Das seis espécies de golfinhos que vivem na região, já avistamos quatro. A torcida agora é para que o dentes-rugosos e o golfinho-comum apareçam para fecharmos a lista”, comemora.

LEIA TAMBÉM

A aparição dos animais é um verdadeiro desfile com shows de acrobacias, característica comum do golfinho-pintado-do-atlântico, por exemplo: a espécie fica mais ativa em regiões onde há comida disponível e usa de suas habilidades aquáticas para mostrar que está se divertindo e interagindo com o meio.

Na lista de flagrantes na região constam ainda as toninhas, espécie ameaçada de extinção; e os golfinhos-nariz-de-garrafa, cujo grupo avistado era de 50 indivíduos. “Costumamos ver golfinhos nessa época, mas a quantidade e o tamanho dos grupos está surpreendendo”, diz Julio.

Na primeira quinzena de janeiro os fotógrafos e observadores também comemoraram o avistamento de uma baleia-de-bryde, espécie que vive na região e, durante o verão, se aproxima da costa para se alimentar. Mesmo com o corpo alongado de até 16 metros, a baleia é discreta e raramente observada, pois evita a aproximação de embarcações.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    R$ 195 mil ao ano: conheça a oportunidade de trabalho na ilha mais remota do Reino Unido

    Vaga inclui conviver com mais ovelhas do que pessoas na Ilha de Bardsey, em total conexão com a natureza e longe, inclusive, da iluminação artificial

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro