Novo Chewbacca na área! Coral com aparência inusitada ganhou nome do personagem de Star Wars

Iridogorgia chewbacca tem galhos "peludos", pode passar de 1 metro de altura e costuma viver só. Conheça!

Por: Nicole Leslie -
02/10/2025
Pesquisadores identificam "Coral Chewbacca" no fundo do mar. Foto: Universidade do Havaí / Divulgação e YouTube / Collective Culture / Reprodução

Uma nova espécie de coral de águas profundas no Pacífico ocidental tropical ganhou um nome digno de Hollywood. Pesquisadores da Universidade do Havaí batizaram o achado de Iridogorgia chewbacca — sim, em homenagem ao Chewbacca, o lendário copiloto peludo da Millennium Falcon. O estudo foi publicado em setembro na revista científica Zootaxa.

O apelido não veio à toa. O coral tem galhos longos, flexíveis e brilhantes, com um aspecto “peludo” que lembrou os cientistas do personagem de Star Wars. Solitário e com “postura” ereta, ele virou quase um sósia submarino do fiel parceiro de Han Solo.

 

 

A espécie pertence ao gênero Iridogorgia, conhecido por habitar águas profundas e formar estruturas longas em espiral. O primeiro registro do novo coral foi em 2006, em Moloka’i (no Havaí), enquanto outro foi visto perto da Fossa das Marianas, em 2016.

 

De acordo com a Universidade do Havaí, o Chewbacca mais antigo media cerca de 1,2 metro de altura; já o encontrado nas Marianas tinha por volta de 50 cm. Em ambos os casos, os galhos podiam chegar a até 38 cm de comprimento.

Primeiro “Coral Chewbacca”, visto em 2006. Foto: Universidade do Havaí / Divulgação

Para Les Watling, professor emérito da Escola de Ciências Biológicas da universidade e coautor do estudo, a descoberta foi marcante.

Seus galhos longos e flexíveis e seu formato me lembraram imediatamente de Chewbacca. Mesmo depois de anos de trabalho em águas profundas, descobertas como esta ainda me fazem parar e prestar atenção– Watling, em comunicado

A descrição da nova espécie levou em conta tanto características físicas quanto genéticas. No mesmo estudo, os cientistas também apresentaram outro coral recém-batizado: o Iridogorgia curva.


Hoje, segundo o estudo, já são pelo menos dez espécies conhecidas do gênero Iridogorgia no ocidente do Oceano Pacífico. E, apesar da fama de solitário, vale lembrar que um coral nunca está totalmente sozinho. Isso porque cada um é, na verdade, uma colônia formada por milhares de pólipos microscópicos que, juntos, constroem a estrutura maior.

Corais são colônias formadas por milhares de pólipos microscópicos. Foto: Universidade do Havaí / Divulgação

As novas descobertas reforçam como ainda há muito a explorar nas profundezas, e que lugares capazes de guardar biodiversidade inesperada podem também eventualmente revelar personagens improváveis.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela