Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de “Endurance 64: o veleiro polar”

Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!

Por: Nicole Leslie -
21/05/2025
Tripulação do “Endurance 64: o veleiro polar” cruza a fronteira do Brasil no 5° episódio; Foto: Revista Náutica

O 5° episódio da série especial do Canal NÁUTICA “Endurance 64: o veleiro polar” começa com a tripulação cruzando a fronteira entre Brasil e Uruguai — e isso não é um spoiler. O novo episódio, que estreia nesta quinta-feira (22), às 20h, reserva muitas emoções, estratégias e experiências de navegação.

Na nova etapa da série produzida pelo Canal NÁUTICA no YouTube, em parceria com os motores Yanmar, a primeira parada da embarcação é em Mar del Plata, na Argentina. Com imprevistos ao longo do percurso, o veleiro precisou passar por trocas e reparos em equipamentos.

Tripulação estudou correntes marítimas e meteorológicas para reajustar rotas. Foto: Revista Náutica

Mas não era só o Endurance 64 que exigia atenção. Diante de condições climáticas adversas, a tripulação optou por alterar a rota para evitar ciclones e tempo instável — e, ao mesmo tempo, tirar proveito das correntes de ar e mar favoráveis. Por isso algumas programações foram alteradas.

 

 

Durante a travessia, o grupo recebeu a bordo amigos — deles e do próprio veleiro –, fez paradas em locais históricos e aproveitou para realizar caminhadas em áreas de alta altitude, com paisagens “que não cabem nos olhos”, como definiu o alpinista Nelson Baretta, um dos tripulantes do Endurance 64 nesta saga.

Foto: Revista Náutica

Com Ushuaia como penúltimo destino antes do continente gelado, a equipe debateu estratégias para garantir a melhor convivência a bordo e a segurança da navegação. Os tripulantes também revisaram cada equipamento — dos maiores aos menores — para assegurar que o barco esteja em pleno funcionamento para a zarpada final.

Tripulação revisitou casas de máquinas e conferiu todos os equipamentos do veleiro Endurance 64. Foto: Revista Náutica

Na série “Endurance 64: o veleiro polar”, você pode acompanhar toda a rotina da tripulação a bordo, evidenciando como os membros da equipe se adaptam à vida no mar e colaboram entre si para enfrentar a temida Passagem de Drake, conhecida por suas condições marítimas extremas — que, inclusive, tem potencial para ser um dos maiores desafios da expedição.


As máquinas por trás da aventura à Antártica

Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses  os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.

Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição
Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.

 

Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Para série náutica de expedição à Antártica, o Veleiro Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar
Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.

 

A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela