Sem combustível, catamarã de 90 pés depende apenas de fontes sustentáveis ​​de energia

O Alva Ocean Eco 90 H2 foi pensado para ser o caminho rumo a uma indústria de iates mais ecológica

06/06/2023
Fotos: Divulgação

A indústria naval têm buscado adaptações em embarcações para um futuro mais sustentável. É o caso do estaleiro Alva Yachts, que desenvolveu o Alva Ocean Eco 90 H2, um catamarã ecológico de 90 pés sem combustível, que dependerá exclusivamente de fontes sustentáveis ​​de energia para funcionar.

Fundada apenas em 2020 por Mathias May e Holger Henn, a Alva Yachts é uma empresa que se mostra preocupada com o amanhã. Por isso, o novo catamarã visa mostrar ao mundo o potencial de um iate sustentável e com emissão zero, para atrair olhares à eco-inovação.

O Ocean Eco 90 H2 foi desenvolvido como um catamarã ecológico totalmente elétrico, alimentado por células de combustível de hidrogênio, com acionamento elétrico e sistema de propulsão eólica Oceanwings, da Ayro.

 

Além disso, a embarcação será equipada com dois motores elétricos conectados a uma bateria de mais de 500 kWh, alimentada por 200 metros quadrados de painéis solares. Para recarregar a bateria, a embarcação contará com um extensor de alcance de célula a combustível de hidrogênio.

Já o sistema de propulsão eólica vai utilizar velas alares equipadas com sensores de vento, que vão analisar os dados e assim ajudar a ajustar o ângulo de ataque e a curvatura para otimizar o desempenho do Ocean Eco 90 H2.

O design do catamarã ecológico Ocean Eco 90 H2

O catamarã sustentável terá conceito aberto em todo o flybridge, estação de comando e sky lounge. Os hóspedes poderão desfrutar de um bar de coquetéis e uma jacuzzi no deck superior.

 

No convés de popa, haverá um grande beach club, plataformas de banho duplas com fácil acesso à água e muito espaço para relaxar, já que a embarcação contará com uma boca de 46 pés.

Já no interior, o Ocean Eco 90 H2 terá suíte master com escritório privativo, duas suítes duplas e uma cabine dupla. Serão dois quartos individuais adicionais localizados no casco de bombordo, ideais para acomodar os membros da tripulação.


Além de um meio sustentável de viajar na água, o barco vai garantir comodidades luxuosas e uma experiência de navegação estável, sendo considerado pela Alva Yachts um marco na jornada em direção a uma indústria de iates mais ecológica.

O Ocean Eco 92 H2 tem previsão para ser entregue no final de 2024, e seu proprietário planeja usá-lo para eventos privados e corporativos, mas também para fretamento.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca

    Natal e rock and roll! Evento nos EUA unirá música com desfile de barcos temáticos

    Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York

    Para todos os gostos: 7 revestimentos da Kelson's estarão no Boat Show de Foz

    Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Nova espécie de peixe sem olhos é descoberta em caverna subterrânea

    Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%