Mergulhadores encontram submarino da Marinha Real Holandesa desaparecido há 80 anos

Embarcação foi descoberta a 40 metros de profundidade, na costa australiana, onde esteve desde 1946

03/03/2025
Foto: Arquivos Regionais da Alkmaar / Reprodução

Mais um naufrágio — quase — centenário foi encontrado, desta vez, na costa da Ilha Rottnest, na Austrália. Trata-se do Hr. Ms. K XI, um submarino da Marinha Real Holandesa que estava desaparecido desde 1946.

Mergulhadores encontraram o barco em 1º de janeiro, a cerca de 40 metros de profundidade, a alguns quilômetros de um cemitério de navios bem conhecido, o Rottnest Deepwater Graveyard.

Foto: USN / Wikimedia Commons / Divulgação

Após a descoberta, o Western Australian Museum trabalhou na identificação da embarcação. Para isso, comparou dados de arquivo com um modelo 3D, desenvolvido pelos próprios mergulhadores com o apoio de uma organização que trabalha para a proteção e conservação de patrimônios nacionais, a Dutch Cultural Heritage Agency (RCE), que financiou a documentação e a fotogrametria do naufrágio.

 

Com 66,7 metros de comprimento e 3,78 metros de largura, o Hr. Ms. K XI foi o primeiro de três submarinos da classe K XI, da Marinha Real Holandesa, construído para patrulhar as colônias locais.


O barco chegou a patrulhar as águas da Indonésia e das Índias Orientais Holandesas. Em 1942, resgatou 13 sobreviventes de um navio australiano que havia sido afundado por navios de guerra japoneses. Em 1946, foi afundado no Rottnest Deepwater Graveyard — e não se sabe como de lá saiu.

Foto: W.P. Eiselin / Wikimedia Commons / Reprodução

“Este é o melhor resultado que poderíamos ter sonhado. Ele não só nos mostra os laços entre a Holanda e a Austrália na Segunda Guerra Mundial, mas também o quão próximos eles ainda são quando se trata da proteção e gestão de nossa herança cultural subaquática”, disse Martijn Manders, do RCE, em uma declaração.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela