Garmin é condenada nos EUA a pagar US$ 38,7 milhões à Navico

Por: Redação -
12/09/2017

A Navico — uma das maiores fabricantes de eletrônicos náuticos, dona das marcas Lowrance, Simrad e B&G, entre outras — anunciou que um júri federal no estado americano do Texas condenou, de forma unânime, a marca concorrente Garmin por infringir duas patentes da tecnologia DownScan Imaging, usada em equipamentos que permitem visualizar o ambiente subaquático. A Justiça dos EUA determinou, ainda, que a Garmin pague à Navico US$ 38.755.000, a fim de reparar os danos causados.

Composto de oito elementos, o júri afirmou que a Navico sabia que estava infringindo essas patentes, levando a cabo, deliberadamente, uma conduta “flagrante, imprudente, despreocupada, maliciosamente feita de má-fé”.

Equipamento da Lowrance, marca pertencente à Navico, que usa a tecnologia DownScan Imaging, patenteada pelo grupo

Como parte do processo civil, a Navico acusou também a Garmin de falsa publicidade relacionada à tecnologia de escaneamento ClearVü, similar à DownVü, da Navico, mas cujo scan não funcionaria com um transducer genuinamente voltado para o fundo do mar, gerando resultados nem sempre confiáveis no display dos donos de barcos.

Nos EUA, a Garmin comercializa produtos com a tecnologia ClearVü apenas com transducers laterais, que fazem a leitura durante o processo de varredura subaquática e, depois, sintetizam o resultado — o que pode acarretar na perda de alguns elementos sob o barco, por falta do transducer específico.

No entender da Navico, a ausência desse recurso confundiu o mercado de eletrônicos náuticos, levando a um mau entendimento de como a tecnologia DownVü funciona. No entanto, a Garmin apelou à corte federal americana e uma decisão oficial ainda não foi anunciada a respeito desse assunto, embora um engenheiro da Garmin tenha admitido, em juízo, a diferença estrutural entre as tecnologias das duas marcas.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana

    Bruno Fontes anuncia, no Rio Boat Show, que estará nas Olimpíadas de Paris

    Em entrevista no salão, velejador patrocinado pela Schaefer Yachts ainda falou sobre sua trajetória de 35 anos no esporte; confira

    Acompanhe a transmissão ao vivo do último dia de Rio Boat Show 2024!

    Encerramento do evento terá cobertura no Canal NÁUTICA no YouTube, direto da Marina da Glória; assista

    Armazém Off Road exibe quadriciclo infantil e sucesso de vendas no Rio Boat Show

    Loja expôs nove modelos, entre ATV e UTV, da distribuidora CFMoto

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 7º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip flutuante da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor sobre as águas da Baía de Guanabara