Campeão Loyal retorna às regatas da C30 em Ilhabela após dois anos

Por: Redação -
18/07/2018
Foto: Marcos Mendez

O campeão voltou. O jargão típico do futebol, adotado pelas torcidas de times em ascensão pode ser perfeitamente aplicado à Classe C30 na vela oceânica. Depois de dois anos, o Loyal está de volta à Semana de Vela de Ilhabela, de 21 a 28 de julho. Com estigma de vencedor, o barco acumula três títulos na competição e quatro no Campeonato Brasileiro de C30.

A última competição do Loyal foi a Semana de Vela de 2016, quando conquistou o terceiro lugar no Grand Prix da classe. Em 2015, o barco venceu duas competições simultaneamente: Semana de Vela e Campeonato Brasileiro. “Nosso retorno é pontual. Queremos muito correr em Ilhabela. O esforço foi intenso para colocarmos o barco na água novamente. Depois, vamos ver o que acontece”, afirma o comandante Marcelo Massa.

A volta do Loyal à Semana de Vela foi viabilizada pelo apoio de Red Nose, roupas e acessórios esportivos. A marca já havia patrocinado o Loyal de 48 pés, anterior ao atual C30 (30 pés), vencedor da classe ORC na Rolex Ilhabela Sailing Week de 2009. A tripulação do Loyal para o retorno às regatas tem uma nova formação, com velejadores experientes, porém, juntos pela primeira vez.

LEIA TAMBÉM

>>Torben Grael é campeão brasileiro de Star na Semana de Monotipos de Ilhabela
>>Equipe brasileira embarca para o Mundial da Juventude
>>45ª Semana de Vela de Ilhabela já conta com mais de 100 veleiros inscritos

“Apesar da experiência da equipe, difícil dizer se podemos ganhar. Estou parado há dois anos, mas o equilíbrio entre os barcos da C30 abre chances para todas as tripulações. Essa é a emoção da classe. Seria muita pretensão dizer que vou ganhar, mas espero velejar de igual para igual com os adversários”, avalia o comandante do Loyal.

O timoneiro Massa terá em sua equipe três ilhabelenses: o tático Juninho de Jesus, atual campeão brasileiro da Classe HPE 25, além de Nenê e Matheus. Outros três tripulantes vêm de outros estados: Bruno de Bernardi (SC) será o trimmer (responsável pelas velas), Alexandre Leal (RS) fará a secretaria e Felipe Haddad (RJ), ficará na proa.

A flotilha da C30 terá sete embarcações em Ilhabela, número expressivo para uma classe one design. O campeão brasileiro de 2016, Zeus, virá de Florianópolis para se juntar aos “irmãos” paulistas. A disputa terá ainda, o Caiçara, atual campeão da Semana de Vela, Caballo Loco, eCycle +Realizado, Barracuda e Kaikias, que também correrão o Campeonato Brasileiro de C30, de 24 a 27 de julho em Ilhabela.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio