Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona reúne mais de 80 canoístas

Por: Redação -
14/12/2020

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona teve como palco o cenário do Pantanal Sul-mato-grossense e teve como equipe vencedora a IBRES – Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social com 419 pontos, seguido do CNB – Clube Nával de Brasília com 293 ponts e em terceiro a ACI – Associação de Canoagem de Itacaré/BA com 197 pontos. O evento realizado no dia 21 de novembro seguiu rígidas medidas sanitárias devido à Covid-19 e teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

A elevada temperatura, característica da região, não desanimou os 83 canoístas inscritos, que remaram nas águas do tradicional Rio Paraguai, em meio à diversidade da fauna e flora pantaneira, em busca do título brasileiro da temporada. Estiveram presentes atletas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

As disputas ocorreram em percursos de cinco, 10 e 20 quilômetros, em 31 provas, nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, máster (A, B, C e D) e open, e na canoagem adaptada/paralímpica nas categorias L1, L2, L3 e open. Os tipos de embarcação foram caiaque (classes K1 escola, K1/K2 e K1 (embarcação até 4,5 metros) e canoa (C1 – individual/C2 – dupla). Já na Paracanoagem, tiveram as provas das classes K1 (individual), V1 e turismo.

Uma das provas mais disputadas foi a do K1 20 km Masculino Sênior, nascidos abaixo de 2001, o atleta Jorge Garcia Rodriguez levou a medalha de ouro fazendo o percurso em 01:41’23s, ele representa o CNB – Clube Naval de Brasília, seguido de Roberto Maheler do CRC Curitiba que terminou a prova em 01:41’25s. Em terceiro lugar o atleta sul-matogrossense Edgar Balbuena do CCA – Clube de Canoagem de Aquidauana.

Leia também

» Réplica da nau Santa Maria já chegou ao Caribe. O capitão Ludi conta como foi a travessia

» 4ª edição de expedição de canoa havaiana sairá de Arraial D´Ajuda com destino a Niterói

» Incrível barco transparente, conhecido como clearboat, faz sucesso entre turistas no México

O evento foi desafiador por ser o único realizado em 2020 e durante no período de pandemia, mesmo com todos esses obstáculos os organizadores ficaram satisfeitos. “Com protocolos rígidos de biossegurança, mostramos que é possível realizar competições. Mato Grosso do Sul é referência no combate e controle da Covid-19, e vem sendo modelo também na organização de eventos esportivos que seguem à risca as medidas sanitárias. O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona foi mais um em que todos os participantes saíram satisfeitos e se sentiram seguros”, fala o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O gerente da Unidade de Esportes de Participação e Lazer (Uepla) da Fundesporte, Rodrigo Barbosa de Miranda, valoriza o cenário pantaneiro na primeira e única competição de canoagem maratona do ano. “Nada melhor do que ter a riqueza da fauna e flora do Pantanal Sul-mato-grossense como cenário para uma competição, ainda mais em 2020, um ano tão complicado, de incertezas. É um evento para ficar registrado na memória de todos que tiveram a oportunidade de estar em Corumbá”.

“Foi um evento de sucesso, tivemos um número expressivo de atletas apesar de ser um ano de pandemia, tivemos um grande desafio e conseguimos ir além das expectativas.”, comenta Klaus Von Gal, supervisor da modalidade de Canoagem Maratona.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos