Coração dos barcos
Todo grande sistema tem seu coração, no caso dos barcos esse coração é o motor. O motor é responsável por impulsionar lanchas e no caso de veleiros eles alimentam baterias e são vida aos sistemas elétricos a bordo. Por isso, além dos grandes estaleiros, as grandes marcas de motores também estão no Rio Boat Show 2015. Veja alguns modelos que você encontra por aqui.
Mercruiser 4.5 L 250 hp – Da nova linha de motores da Mercury, este centro-rabeta de 4,5 litros tem desempenho de motor V8 em uma configuração V6, além de boa relação peso-potência. O motor possui, ainda, uma operação silenciosa e isenta de vibração, e incorpora o controle se rotação adaptativo, que estabiliza automaticamente a rotação do motor, possibilitando resposta imediata ao acelerador.
Motor elétrico Motorguide – Indicado para barcos de pesca, este motor elétrico da Mercury vem com o sistema Pinpoint, onde o pescador consegue especificar os locais onde quer ancorar para pescar, além de salvar essas localizações para o futuro, impedindo que os pontos sejam esquecidos. Está disponível em versões para água doce ou salgada.
QSB 6.7 – Destaque da Cummins, este motor apresenta boa performance, partida a frio sem fumaça, menor nível de ruído e fácil operação. O melhor é que sem sacrificar o consumo de combustível, que foi otimizado para velocidade de cruzeiro – rotação em que o motor mais trabalha. Está disponível de 230 até 550 hp.
10 anos de IPS – Desde que foi apresentada ao mundo, em 2005, a tecnologia IPS revolucionou o mercado náutico. Em pouco tempo, mais de 100 modelos de barcos foram equipados com Volvo Penta — o sucesso tornou-se ainda maior quando o joystick foi incorporado ao conjunto, no ano seguinte, agregando benefícios como baixo consumo de combustível, mais conforto e dirigibilidade. No Rio Boat Show, a Volvo Penta apresenta alguns modelos que trazem embutida essa tecnologia e outras facilidades.
D2-75 – Motor utilizado na Volvo Ocean Race, o D2-75 com S-drive tem a função de auxiliar no fornecimento de energia para o barco. Esta energia elétrica é o que alimenta desde os equipamentos eletrônicos, computadores e aparelhos de comunicação, até o dessalinizador, que transforma a água do mar em potável. Como propulsor, este modelo só pode ser utilizado em caso de emergência. Caso contrário, desclassifica a equipe.
F 115 B – Com uma potência disputada no mercado por ser estratégica, podendo servir barcos pequenos e médios – estes, em parelha –, este motor de 1.8 L da Yamaha tem bastante torque e apresenta novo bloco com relação à versão anterior. Entre suas boas qualidades estão o baixo nível de ruído e vibração, a maciez, a rapidez e a economia. Pode ser uma boa opção para quem gosta de esquiar.
O Rio Boat Show 2015 termina hoje, terça-feira, dia 31, no Riocentro, Av. Salvador Allende, 6.555, Pavilhão 3, Barra da Tijuca.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento (R$ 50 – convite regular, inclusive para crianças acima de 1 m de altura (crianças de até 1 m não pagam); R$ 25 – pessoas acima de 65 anos; R$ 1 – portadores de necessidades especiais) ou pela internet, clique www.ingressorapido.com.br e garanta já sem ingresso. O Riocentro tem estacionamento próprio e os visitantes do Rio Boat Show 2015 pagam o valor de R$ 22.
Foto: Mozart Latorre
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Novas embarcações de estaleiros consagrados do setor atracam no salão que acontece de 19 a 24 de setembro
Espaço dedicado a resgatar a história de um dos passatempos preferidos dos amantes da náutica deixará em exposição cinco modelos de diferentes décadas
Realizada pela NSC, a 29ª edição consagrou o estaleiro como a marca mais conhecida pelos catarinenses no setor náutico
Transmissões diárias começam às 19h e mostram novidades, destaques e bastidores do maior evento náutico da América Latina
Estabilidade, cascos cortadores de ondas, ótimo espaço no cockpit e versatilidade são os pontos fortes do catamarã; conheça