Transat Jacques Vabre

Por: Redação -
05/11/2015

O barco brasileiro Zetra segue na sexta colocação da Class40 na Transat Jacques Vabre 2015. A dupla do campeão olímpico Eduardo Penido e do empresário Renato Araújo avança com ventos de até 18 nós beirando a costa africana após uma navegação lenta pelas Ilhas Canárias.

A passagem de um anti-ciclone pelo Atlântico Norte causou uma calmaria atrapalhando a evolução do Zetra e dos outros barcos que estavam na região. Mas, os brasileiros optaram por uma aproximação ao continente africano para achar mais vento e andar. Deu certo!

”As últimas 24 horas foram as melhores até agora. Tivemos a nossa principal média, fazendo 250 milhas em um dia. A estratégia que a gente arriscou está funcionando. Ainda estamos mais a Leste, mas logo logo vamos dar o bordo pra Oeste”, disse Renato Araújo. ”É preciso esperar a mudança do vento – prevista para o período da tarde – para seguir a Oeste de vez, passando por Cabo Verde. Nesse momento temos mais vento do que nossos adversários diretos. A gente escapou da calmaria e pegou vento bom na costa da África”.

Durante a calmaria, a dupla conseguiu corrigir o problema na vela de proa e no enrolador que ficaram danificados na passagem por um mau tempo. ”Perdemos muito tempo na calmaria das Ilhas Canárias e consertamos. Digo que uma situação com pouco vento é pior do que uma tempestade. Estamos zerados agora! O final de prova tem tudo para ser mais tranquilo”, contou Renato Araújo.

O Zetra pode se dar bem com essa estratégia de navegar mais a Leste do que seus adversários que estão atrás. Já mirar a quinta colocação é um desafio muito distante, pois os brasileiros estão 400 quilômetros atrás do TeamWork40. Para o líder Le Conservateur são 1.300 quilômetros.

O barco Solidaire en Peloton ARSEP, terceiro colocado na disputa da Class40 na Transat Jacques Vabre, programa um pit stop em Cabo Verde para corrigir o leme do lado direito. A situação obrigou a dupla Thibaut Camus e Victorien-Vauchel Erussard a reduzir a velocidade consideravelmente. Eles estão a 8 nós e seus adversários diretos a 13 nós na manhã desta quinta-feira (5).

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bruno Fontes anuncia, no Rio Boat Show, que estará nas Olimpíadas de Paris

    Em entrevista no salão, velejador patrocinado pela Schaefer Yachts ainda falou sobre sua trajetória de 35 anos no esporte; confira

    Acompanhe a transmissão ao vivo do último dia de Rio Boat Show 2024!

    Encerramento do evento terá cobertura no Canal NÁUTICA no YouTube, direto da Marina da Glória; assista

    Armazém Off Road exibe quadriciclo infantil e sucesso de vendas no Rio Boat Show

    Loja expôs nove modelos, entre ATV e UTV, da distribuidora CFMoto

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 7º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip flutuante da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor sobre as águas da Baía de Guanabara

    Confira as palestras do último dia de NÁUTICA Talks no Rio Boat Show 2024

    Encerramento da 25ª edição do salão náutico carioca terá quatro palestrantes na Marina da Glória