Vela no Rio

Por: Redação -
31/07/2015

A quinta-feira foi um dia de verão em pleno inverno no Rio de Janeiro. E a mistura de sol e vento foi o desfecho perfeito para as classes Laser Radial e Standard, Finn e Nacra 17 que estão no Iate Clube do Rio de Janeiro disputando a 28ª Semana Internacional de Vela.  Depois de quatro dias de competições os estrangeiros mostraram que estão bem preparados para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e venceram em todas as categorias.

Na classe Laser Radial, o campeão foi o australiano Tom Burton, número um do ranking da Federação Internacional (ISAF). Tom abriu três pontos de vantagem sobre o neozelandês Sam Meech, segundo colocado. Completa o pódio o também australiano Matt Wearn, segundo colocado no ranking mundial. O melhor brasileiro foi João Oliveira, na quinta colocação.

Entre as meninas do Laser Radial, o pódio também foi 100% estrangeiro. A vitória ficou com a belga Evi Van Acker, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, seguida pela americana Erika Reinecke e pela sueca Josefin Olsson. Fernanda Decnop, que acabou de conquistar a medalha de bronze no Pan de Toronto, foi a melhor brasileira, na oitava colocação.

Na Finn, Jorginho Zarif, que já foi escalado pela Confederação Brasileira de Vela para mais uma vez representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, mostrou que está bem preparado para a disputa do Evento Teste, próxima grande competição com foco em 2016, e encerrou a sua participação na terceira colocação, a apenas um ponto do segundo colocado, o holandês Peter Jan Postma. O vencedor foi o neozelandês Josh Junior, quinto colocado no ranking mundial.

Na Nacra 17, única mista do programa olímpico, a briga esteve acirrada entre os estrangeiros, para ver quem ficava com o título, e entre os brasileiros, para ver quem seria a melhor dupla, uma vez que esta é uma das quatro classes que ainda não têm o representante brasileiro definido para os Jogos. No final o título ficou com o austríaco Thomas Zajac e sua parceira Tanja Frank. Juliana Mota e Leandro Azambuya foram os melhores brasileiros, na oitava colocação.

Nesta sexta-feira começam as regatas das classes RS:X masculina e feminina. Estão previstas nove regatas, sendo três por dia, com o descarte do pior resultado.

Para conferir os resultados completos, clique aqui.

Foto: Fred Hoffmann

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil