Luva Kers Clay Bar tira pequenas manchas e deixa a superfície da embarcação bem lisa

23/03/2018

Muitos produtos desenvolvidos para automóveis também podem ser usados em barcos. É claro que os carros não ficam em contato constante com a água e com o sal, como os barcos, mas os raios do sol têm ação tanto na água como em terra. Além disso, alguns carros têm fibra e plástico na composição da carroceria. Daí ser relativamente comum o uso de produtos automotivos no casco de lanchas e veleiros.

Um desses itens é a luva polidora Clay Bar, da Kers, empresa especializada em material para polimento automotivo. Encontrada nas casas especializadas em material automotivo a um preço que varia entre R$ 80 e R$ 100, essa luva tem um lado de borracha preta (lado polidor) com pequenos vincos e outro bem macio, composto de microfibra. Para avaliá-la, lavamos o convés branco de um barco de fibra de vidro com poucos meses de uso, mas com pequenas manchas junto à borda, o que é comum.

Usamos a luva Clay Bar com xampu náutico na superfície testada, fazendo movimentos circulares com um pouco de força. Grande parte das manchas saiu, mas não todas. Assim, as manchas mais resistentes tiveram de ser extraídas com o uso de uma cera polidora, junto com um xampu náutico, um processo mais demorado. Mas gostamos de como a superfície do convés do barco de fibra ficou lisa, tirando a rugosidade do gelcoat. Para veleiros de competição, com casco de fibra, o fundo do casco bem liso é uma vantagem nas competições.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    De ameaça a oportunidade: peixe-sapo invasor pode virar fonte de renda no litoral do Paraná

    Novo projeto pretende avaliar se a carne do animal é boa para consumo e envolver os pescadores no monitoramento dessa espécie

    Da Antártica ao Brasil: navio Bandero, da operação internacional Krill Wars, pode ser visitado em Ilhabela

    Embarcação da Captain Paul Watson Foundation esteve envolvida em ações diretas para interromper a pesca industrial de krill. Visitas são gratuitas

    Tubarão é registrado a 500 metros de profundidade na Antártica e surpreende cientistas

    Registro de janeiro de 2025 mostra tubarão-dorminhoco desajeitado que pode chegar a medir 3 metros de comprimento

    158 anos depois, navio naufragado em lago dos EUA é encontrado

    Cargueiro Clough tinha 38 metros de comprimento e afundou em 1868 no Lago Erie após uma forte tempestade

    Relíquias: museu nos EUA reúne mais de 270 motores clássicos

    O Tallahassee Automobile Museum abriga um acervo náutico “old school” com barcos históricos, itens de pesca e motores raros que remontam ao início do século 20