Morre Carlos Brancante, um dos maiores ícones da navegação no Brasil
Morreu nesta segunda-feira, em São Paulo, o empresário do ramo de seguro náutico Carlos Brancante. O velório está acontecendo no Funeral Home, rua São Carlos do Pinhal, número 376, na Bela Vista, em São Paulo, e vai até as 15h.
Com mais de 60 anos de mar, o paulista Carlos Brancante teve um currículo náutico capaz de despertar a admiração de qualquer navegador — mesmo daqueles famosos por suas andanças pelo planeta. Acumulou mais de 200 000 milhas navegadas — ou o equivalente a oito voltas em torno da Terra pela linha do Equador! E a proeza se torna ainda mais expressiva pelo fato de ele ter sido um navegador amador, ou seja, nunca viveu no mar nem dependeu dele. Tampouco zarpou para uma volta ao mundo. Sua relação com as águas se resumia ao lazer nas folgas ou nos fins de semana.
Brancante descobriu o gosto pela navegação ainda garoto, quando ganhou dos pais uma canoa, com a qual aprendeu a pescar de corrico em São Sebastião, no litoral norte paulista. Aos 19 anos, a canoa foi trocada por um veleiro. Desde então, raros foram os fins de semana em que ele não passou embarcado. Veio daí a sua marca invejável. Durante um bom tempo, competiu em regatas. Depois, adquiriu o Lord Gato, um trawler de 60 pés que o acompanhou por muitos anos. Foi com ele que decidiu que passaria a navegar pelo menos 90 dias por ano, sempre anotando o que acontece em suas navegadas, procedimento que seus amigos batizaram de “Método Brancante de Navegação”).
Nenhum detalhe da navegação, por mais corriqueiro que seja, escapava de ser registrado no implacável diário de bordo do Lord Gato. É que Brancante adotava o mesmo procedimento que os comandantes da Marinha nos navios. Por conta disso, Brancante já até recebeu da Marinha as medalhas do Mérito Naval e Tamandaré, além de quatro âncoras por ter permanecido, certa vez, 1 000 dias seguidos no mar.
O Grupo Náutica lamenta a perda e presta sentimentos aos familiares e amigos de Carlos Brancante.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses
Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos