Estaleiro de iates de expedição lança modelo de 70 pés para iniciantes


O estaleiro turco Numarine, especializado em embarcações “exploradoras” de alto desempenho, acaba de revelar as primeiras imagens, em 3D, de seu menor iate de expedição até hoje, o 22XP, de 22 metros de comprimento (70 pés). “Sentimos que o mercado queria um modelo de entrada menor do que o 26XP que estávamos oferecendo até o momento”, disse o fundador e presidente da Numarine, Omer Malaz.
O novo modelo básico da série XP — para viajantes que possuem uma veia de explorador e procuram por aventuras em rotas menos previsíveis — segue os passos de seus irmãos maiores, o 26XP e do 32XP, com muito espaço interno e janelas angulares gigantescas. Terá quatro suítes, um grande salão, cockipt aberto e um flybridge também enorme. O casco — que pode ser de deslocamento ou semiplaneio, neste caso, exigindo motores mais potentes — foi projetado para navegar em qualquer lugar do planeta água, mesmo em mares não tão tranquilos. Além disso, terá baterias de íon de lítio para uso silencioso de sistemas de bordo, como ar-condicionado. A estreia mundial está marcada para o Cannes Yachting Festival, em 2021.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Mergulhadora fez raro registro do acasalamento de cavalos-marinhos-barrigudos, quando a fêmea transfere seus óvulos para o macho. Assista!
Missão NODSSUM será a 1ª investigação científica em larga escala a estudar os efeitos dos dejetos lançados ao mar
Dados da Receita Federal e do ComexStat ainda apontam crescimento nas exportações para países como Austrália e França
Rio intermitente fica na Austrália e pode ter entre 350 e 400 milhões de anos
Evento que resultou em desculpas reais aconteceu em 2014, mas voltou a ganhar espaço na internet mais de uma década depois