Representantes do Instituto Água e Terra, do Paraná, defendem turismo náutico como política de conservação da natureza

04/11/2021

Dentro painel cases, durante o 6º Congresso Internacional Náutica, que acontece no São Paulo Expo, antecedendo a inauguração do salão náutico, o Paraná ganhou destaque na apresentação de Rodrigo Ribeiro Neratika (coordenador de unidades de conservação do Instituto Água e Terra) e de Evelyn Jacques de Almeida (responsável pela gestão das unidades de conservação Ilha do Mel e Ilhas das Cobras, pelo Instituto Água e Terra), que defenderam o tema Turismo Náutico como Estratégia de Conservação da Natureza.

 

 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O Paraná faz planos para ser um dos primeiros do país no turismo embarcado. E não mede esforços para chegar lá. A começar pelas ações do Instituo Água e Terra (IAT), o orgão ambiental do Estado, que tem como missão proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

De acordo com Rodrigo Neratika, uma das principais estratégias do IATé conciliar turismo sustentável e unidades de conservação. Para isso, tem sido necessário superar as resistências impostas por ambientalistas e pelo Ministério Público.

 

A visitação pública, permitida em algumas unidades, pode trazer resultados econômicos às comunidades locais. De acordo com um estudo, das 51 unidades de proteção integral administradas pelo IAT, 29 encontram-se em estágio de maturação para receber atividades de turismo e fazem parte do Programa Parques do Paraná, que visa estimular o ecoturismo, seja com controle do estado ou por meio de concessões (Parcerias Público-Privadas).

 

Leia também

» Confira 10 motivos para não deixar de ir ao São Paulo Boat Show 2021

» 24ª edição do São Paulo Boat Show exibirá melhores Destinos Náuticos do Brasil

» Ministro, secretários e prefeitos se reúnem na 6ª edição do Congresso Internacional Náutica

 

Por sua vez, a responsável pela gestão das unidades de conservação Ilha do Mel e Ilhas das Cobras, Evelyn de Almeida, lembrou que a Baía de Paranaguá — que abriga a maior área de preservação de Mata Atlântica do país — é cercada por várias ilhas, com destaque para a Ilha do Mel.

 

Localizada na embocadura da Baía do Paranaguá, a Ilha (que é doce até no nome) concentra três unidades de conservação — a Estação Ecológica, de proteção integral, que não permite visitação; o Parque Estadual da Ilha do Mel, que permite visitação; e o Parque Estadual Ilha das Cobras, que será aberta à visitação pública brevemente, podendo receber até 100 pessoas por dia — e tem como principal atrativo o chamado turismo de natureza, com trilhas, praias, visita a construções antigas, um farol preservado (Farol das Conchas) e a famosa Gruta das Encantadas (que dizem ser a casa das sereias), entre outros atrativos.

Entre as ações de proteção dessa área estão a reforma de 14 trapiches; a construção de terminais de embarques; a renovação da sinalização turística; a revitalização e criação de espaços gastronômicos; a criação de uma unidade administrativa (Unadim); um estudo de viabilidade técnica, econômica e socioambiental das linhas de transporte aquaviárias; e a reforma de edificações da Ilha do Mel para a futura instalação da Escola do Mar.

 

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

 

A 24ª edição do São Paulo Boat Show acontece entre os dias 4 e 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público poderá conferir as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição. Você pode garantir seu ingresso aqui!

 

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2021
Quando? De 4 a 9 de novembro
Onde? São Paulo Expo
Horário? Abertura – 15h às 22h
Dias da semana – 13h às 22h
Sábado e domingo – 12h às 22h
Encerramento – 13h às 21h
Mais informações: [email protected]

 

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina