Seguro náutico: saiba ao que ficar atento na hora de proteger sua embarcação

Corretora com quase dez anos de atuação, Vokan dá dicas para você não ter dores de cabeça com seguro do barco

Por: Redação -
08/12/2022

Ter sua embarcação segurada é um item essencial para navegar com tranquilidade. Mas, na hora de procurar a melhor opção para seu barco, muitas dúvidas podem surgir.

 

NÁUTICA conversou com a Vokan, corretora de seguros náuticos que está no mercado desde 2013, para elencar alguns pontos importantes aos quais os donos de lanchas, veleiros, iates ou jets devem ter atenção na hora de contratar uma apólice.

De acordo com Camila Diniz, diretora comercial da Vokan, o primeiro ponto ao qual se deve ficar atento é na escolha do corretor de seguros.

Ele é especialista no segmento náutico? É um corretor que tem experiência com regulação de sinistros náuticos? Isso é muito importante porque, no momento do sinistro, a experiência do corretor vai fazer toda a diferença para o cliente receber a indenização de forma correta e rápida – Camila Diniz, diretora comercial da Vokan

O segundo passo que Camila ressalta é checar quais as coberturas oferecidas pela empresa e o que cada seguro oferece. “Nós temos as coberturas de remoção de destroços, por exemplo. Essa é uma operação extremamente custosa e muitas pessoas não sabem disso”, explica a diretora.

“A cobertura de responsabilidade civil cobre todos os danos causados a terceiros; também tem a cobertura casco, que é o valor de mercado da embarcação — essa cobertura é para a embarcação em si, para os dados causados à embarcação, então é importante verificar se ela está contratada de forma correta”, detalha Camila.

 

Segundo a diretora comercial, a Vokan preza muito pelo atendimento prestado aos clientes e tem um time de especialistas em seguros. A empresa tem planos de seguros náuticos que protegem contra incidentes e acidentes que possam ocorrer com embarcações, tripulação ou terceiros.

 

Dentre as coberturas garantidas em todos os seguros náuticos da marca estão: assistência de salvamento, medidas contra perda total, roubo ou furto total qualificado, danos parciais e as operações de colocação e retirada da água — desde que dentro do litoral brasileiro.

 

Também é possível contratar coberturas extras com a Vokan, que incluem a navegação sob custódia de terceiros, roubo ou furto qualificado de equipamentos (sob consulta), participação em regatas (inclusive danos a mastros e velas), participações em competições de pesca, remoção de destroços e extensão para viagens internacionais.

 

Criada por empreendedores apaixonados por aviação e com grande experiência no mercado segurador, a Vokan se tornou referência em seguros aeronáuticos no país. E, há dois anos, expandiu suas operações, ingressando no mercado de seguros náuticos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Primeiro catamarã a hidrogênio dos EUA está pronto para servir como balsa

    Guarda Costeira norte-americana autorizou o início do serviço, que transportará até 75 pedestres por vez pela Baía de São Francisco

    Governo do Rio de Janeiro reduz imposto para fabricantes de embarcações

    Vitória para o setor, incentivo fiscal para o setor náutico reduz de 27% para 7% a alíquota do ICMS para venda de barcos

    Teste Real 40 Cabriolet: lancha se destaca pelo conforto no cockpit, cabine e posto de comando

    Testada nas águas de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, modelo ainda chama atenção pela pilotagem a céu aberto

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho