Mais novo submarino norte-americano visita base naval brasileira

Por: Redação -
14/12/2020

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Neste domingo (13), Dia Nacional do Marinheiro, o submarino americano de ataque rápido USS Vermont (SSN 792) fez uma breve parada no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, para celebrar dois marcos da Marinha do Brasil no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB): o batismo e lançamento ao mar do submarino Humaitá (S41) e a incorporação do submarino Tonelero (S42) à frota. Na ocasião, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, recebeu o presidente Jair Bolsonaro para um tour no USS Vermont, reafirmando a já estreita história de colaboração entre os dois países na área militar.

Para o embaixador Todd Chapman, a visita atesta o compromisso comum de EUA e Brasil em uma parceria que contribui para fortalecer a segurança de cada uma das nossas nações, assim como de todo hemisfério. “Tive o prazer de ver, em primeira mão, junto com o presidente Bolsonaro, a tecnologia e capacidades de última geração dessa embarcação e de reiterar ao mais alto nível do governo nosso comprometimento na parceria com o Brasil”, disse. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também acompanharam a visita.

Leia também

» Réplica da nau Santa Maria já chegou ao Caribe. O capitão Ludi conta como foi a travessia

» 4ª edição de expedição de canoa havaiana sairá de Arraial D´Ajuda com destino a Niterói

» Incrível barco transparente, conhecido como clearboat, faz sucesso entre turistas no México

O USS Vermont é um submarino de ataque rápido, da classe Virgínia, comissionado pelos EUA em abril deste ano, sendo o mais novo submarino americano em operação. Atua na área operacional do 4th Fleet das Forças Submarinas dos EUA, que engloba Caribe, América Central e América do Sul. Enquanto esteve na costa brasileira, o USS Vermont participou de exercícios de guerra antissubmarinos com o submarino Tupi (S30), patrulha marítima e aeronaves de reconhecimento da Marinha do Brasil. As operações marítimas conjuntas dos EUA e Brasil constroem parcerias duradouras com o objetivo de fortalecer a segurança e promover paz, estabilidade e prosperidade na região.

O vice almirante Daryl L. Caudle, comandante das Forças Submarinas dos EUA, também presente no evento, parabenizou a Marinha Brasileira pelo progresso: “O PROSUB desempenha um papel importante no fortalecimento dos nossos laços bilaterais e no estabelecimento da segurança regional como um todo. Seguiremos trabalhando juntos para alcançar nossos objetivos comuns, visando a melhoria da nossa eficácia submarina”.

A tripulação e os visitantes do submarino seguiram protocolos de saúde rigorosos contra Covid-19 durante todas as atividades relacionadas à visita.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco compartilhado: Flip Boat Club agora tem cotas de lanchas em seu portfólio

    Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade

    Teste Triton 410 HT: cabinada versátil na motorização traz tendências que agradam

    Embarcação carrega estilo atraente e preza pelo conforto em família, com direito a teto solar e dois camarotes

    Vinagre nas praias da Austrália? Entenda o motivo por trás da estratégia

    Governo australiano mantém postos com vinagre espalhados pelas praias para uso emergencial

    Como surgiram as montanhas escondidas sob o gelo da Antártica?

    Estudo aponta que cordilheira subterrânea pode ter surgido há mais de 500 milhões de anos, durante a formação do supercontinente Gondwana

    Volvo Penta é presença confirmada no Marina Itajaí Boat Show 2025

    Fabricante de soluções para energia terá estande no maior salão náutico do Sul do país, que acontece de 3 a 6 de julho