Grande nome da televisão brasileira, Carlos Nascimento constrói iate para navegar no Tietê
Natural de Dois Córregos, no interior de São Paulo, o jornalista Carlos Nascimento — âncora do SBT Brasil — tem uma boa notícia: em breve será inaugurado nas águas do Tietê, o rio que corta a sua cidade, um iate de 141 pés (!), ou 47 metros de comprimento. Ostentação, excentricidade, mania de grandeza? Nada disso, até porque ele é uma pessoa de uma simplicidade enorme. Mas seu projeto é, sim, ambicioso.
Em fase de acabamento no estaleiro de Igaraçu do Tietê, o NM Homero Krähenbühl (este será o nome gravado no casco) será uma espécie de centro de convenções flutuante, que vai navegar na hidrovia Tietê Paraná, entre Barra Bonita e Bariri. Para isso, será equipado com dois restaurantes, três bares e um grande auditório, além de ambientes de convívio na proa e na popa e de um imenso flybridge, devidamente coberto.
“O objetivo é receber comitivas para participar de eventos flutuantes, explorando as belezas da natureza do Tietê”, afirma Nascimento. “Os encontros poderão ocorrer com o iate singrando as águas do rio, com toda a infraestrutura, como se os convidados estivessem em um hotel”, completa.
A quem se surpreende com sua iniciativa, Nascimento — que percorreu diversos países para conhecer o funcionamento das eclusas, cujos desníveis seu barco terá de vencer na hidrovia Tietê-Paraná — responde com seu jeito típico de homem do interior: “Eu sou do rio. Meus primeiros salários foram usados para comprar um bote piracicabano, em 1971. Antes de construir um barco, minha causa sempre foi a navegação fluvial. Meu avô, Júlio Chrisóstomo do Nascimento, dedicou a vida ao rio Piracicaba”, relembra Nascimento, cuja família tem uma empresa de navegação fluvial, chamada Transtietê Navegação e Transporte, que incorporará o NM Homero Krähenbühl à sua frota. A previsão é que a embarcação, que terá o interior elegante com muita madeira, ficará pronta até o fim deste ano.
LEIA TAMBÉM
>>Semana de Monotipos abre calendário de regatas de julho em Ilhabela
>>Wally confirma novas vendas para modelo de 48 pés antes de estreia em Cannes
>>Empresa francesa desenvolve sistema de hidrofólio para infláveis
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo
Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada