Empresa francesa desenvolve sistema de hidrofólio para infláveis
Uma empresa francesa desenvolveu o que eles estão reivindicando serem os primeiros RIBs com hidrofólio do mundo. O sistema permite que o casco levante da água com a consequente redução da resistência. Segundo a Seair, os construtores do RIB, pode-se ter um terço de economia de combustível para a mesma velocidade de um RIB de 5,5 metros equipado com hidrofólios, comparado a um RIB normal do mesmo tamanho.
A Seair desenvolveu um sistema de alumínio que pode ser levantado e abaixado com o toque de um botão. As lâminas emergem do casco em um ângulo de modo que, quando retraídas, encaixem-se ao redor do casco e do tubo, permitindo que o RIB atue como uma embarcação normal.
LEIA TAMBÉM
>>Marinas na Croácia registram aumento de cerca de 3% no faturamento
>>Mudança climática faz mar engolir arquipélago panamenho
>>Número de baleias jubartes na raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é recorde
Os dois hidrofólios principais, que geram a maior parte da elevação, são montadas sob o console do barco, e há um de balanceamento na popa. Por causa do calado variável, um motor de popa longo é usado para propulsão, mas o barco é como um RIB convencional. Para um modelo de 5,5 metros, pode-se usar um motor de popa de 115 hp. Para o RIB maior de 7,65 metros, pode-se usar um motor de até 250 hp.
As lâminas são construídas a partir de um laminado de fibra de carbono usando o que a Seair afirma ser um sistema único de layout automatizado que é baseado em técnicas de impressão 3D para produzir molduras de alta qualidade para as lâminas.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo
Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada