Museu do Mar Aleixo Belov será inaugurado no Centro Histórico de Salvador na próxima semana

Por: Redação -
26/11/2021

O Museu do Mar Aleixo Belov será inaugurado no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador (Bahia), na próxima quarta-feira, 1º de dezembro. O local ocupa um casarão amarelo de três andares e guarda relíquias adquiridas pelo velejador Aleixo Belov durante suas cinco viagens ao redor do mundo, sendo três delas sozinho no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação, que foi construída pelo próprio comandante em 1976, inclusive, é o pilar central do museu.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A cerimônia de inauguração será realizada às 18h e contará com a presença de autoridades. O museu será aberto ao público no dia seguinte (2 de dezembro), e vai funcionar de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, haverá gratuidade.

O Museu do Mar foi idealizado por Belov, que começou a sonhar com o espaço cultural em 2018. Desde então, ele veio selecionando as peças que estarão à disposição do público que quiser conhecer mais sobre a navegação e outras culturas. Dentre elas, relíquias trazidas da Polinésia, da Austrália, da Índia e de alguns países africanos.

Leia também

» Scheidt comanda barco brasileiro em duas vitórias na estreia de evento-teste da SSL Gold Cup

» A saga de Lars Grael em 40 anos de desafios na Regata Santos-Rio

» Canoísta santista garante vaga para Mundial em disputa no Ceará

“Todos nós vamos morrer um dia, mas não queria que meu acervo se perdesse. Por isso, nasceu a ideia de ter o Museu do Mar. Ele vai servir para quem quer aprender a navegar e amar o mar”, salienta Belov, que revela: “Tudo que usei para dar as voltas ao mundo está no museu, como o veleiro ‘Três Marias’, as cartas náuticas e os aparelhos de navegação”. Ele pontua também que o público terá uma experiência única ao visitar o equipamento, que é o primeiro do gênero na cidade.

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

Ao todo, o espaço cultural tem 540 metros quadrados de exposição permanente, com o legado de Belov, e 110 metros quadrados para exposições temporárias, além de uma cafeteria na área interna do museu e de um restaurante na esquina do equipamento. O projeto museológico, que inclui uma sala de projeção de filmes, é assinado por Heloísa Helena Costa. Já o arquitetônico ficou sob responsabilidade de Joaquim Gonçalves.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Lançamento, Victory 425 une pesca em alto-mar com bons recursos para passeio

    Upgrade da Victory 398 está sendo apresentada no São Paulo Boat Show 2024 e oferece motorização potente com partes configuráveis

    Lançamento duplo: NHD aposta em 1º modelo esportivo e nova versão de lancha consagrada

    Novas 265 Adventure e 365 HT Plus foram exibidas em primeira mão no São Paulo Boat Show 2024

    Conheça a Sessa KL 40, centro console refinada que volta a ser feita no Brasil

    Retorno da esportiva cabinada da italiana Key Largo, barco está exposto no 27º São Paulo Boat Show, que acontece até dia 24

    FS Yachts exibe FS 355 pela primeira vez com motor de centro-rabeta e área gourmet

    Modelo também ganhou a cor oak green, nova aposta do estaleiro inspirada em carros de luxo europeus

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 3º dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista