Canoísta santista garante vaga para Mundial em disputa no Ceará

Por: Redação -
29/09/2021

O Canoísta santista Celso Filetti voltou a fazer bonito nas remadas e garantiu uma excelente performance no Molokabra, o maior evento de downwind do Mundo, realizado no Ceará. Competindo de surfski, o atleta de 56 anos terminou como top 10 entre mais de 50 competidores, sendo o melhor do país em sua faixa etária, garantindo vaga para o Mundial da modalidade de 2022.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Depois de se consagrar como um dos grandes destaques nas canoas havaianas, tanto por equipes com títulos importantes na TriboQPira, quanto em duplas e no individual, Filetti migrou para o surfski e vem mantendo um excelente nível técnico, confirmado no Molokabra. Apesar de figurar entre os principais nomes, ele não se considera um atleta profissional. “Hoje remo por prazer, sempre quando tem brincadeira, que possa unir família e eu possa me divertir. Remo todo dia, é uma terapia anti stress, sempre respeitando o tripé – família, profissão e lazer”, disse o canoísta.

Foram três provas no Ceará, uma a cada dia, a primeira com 18 km, válida como a Copa Brasil e seletiva ao Mundial, e as outras duas com 32 km, totalizando 82 km. O evento contou com a participação mais do que especial do sul-africano Oscar Chalupsky, 12 vezes campeão da tradicional Molokai to Oahu, no Havaí, que originou a disputa brasileira. O atleta, que estava justamente na mesma categoria de Filetti, venceu todas as provas no geral.

Leia também

» Estaleiro italiano apresenta projeto de novo superiate de 150 pés. Conheça

» Superiate explorador híbrido promete autossuficiência por até cinco meses. Conheça

» Barco autônomo desenvolvido pelo Instituto de Amsterdã tem testes de mar divulgados

“Ele acabou de passar por quimioterapia e mostrou que a técnica é mais importante que a força, fazendo uma navegação perfeita, para ganhar até do melhor do Brasil, o Wagner Percoraro. Aprendemos muito com ele, ninguém ganha dele”, contou Filetti. “Graças a Deus fui muito bem, estou beirando os 57 anos, com uma frequência cardíaca muito boa. Fiz uma prova muito tranquila, soube aproveitar o vento a favor, naveguei bem”, acrescentou.

O surfski, modalidade esportiva da canoagem oceânica, é um caiaque de cockpit aberto, longo, estreito e leve, sendo extremamente rápidos (apenas um k1 é mais veloz). A remada é feita com pás duplas e o leme é controlado com pedais. A Molokabra é inspirada na travessia Molokai to Oahu, ilhas no Havaí, o maior evento de downwind do Mundo. Participam da disputa no mar cearense atletas de Stand Up Paddle, VA’A, Paddleboard, Surfski, Kitesurf, Hydrofoil, Wing Foil e Windsurf.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024