Transat Jacques Vabre

Por: Redação -
22/09/2015

Com 22 anos de história, em 2015, a Transat Jacques Vabre será ainda mais intensa, segundo seus organizadores. A 12ª edição do desafio pelo Atlântico, que começa em outubro, contará com duas classes de multicascos (Ultime e Multi50) e duas classes de monocascos (Imoca e Classe40), com 42 duplas que percorrerão 5400 milhas entre La Havre, na França, e Itajaí, no Brasil. Entre os participantes, estão os brasileiros Eduardo Penido, primeiro campeão olímpico da vela brasileira, e Renato Araújo, a bordo do barco Zetra, pela Classe40. Estrelas como Michel Desjoyeaux, François Gabart, Kito de Pavant, Marc Guillemot, Armel Le Cléac’h, Jean-Pierre Dick, Vincent Riou, Yann Elies, Sébastien Josse, Alex Thomson e Yvan Bourgnon também formam o time da disputa, além dos jovens Morgan Lagravière, Paul Meilhat, Jack Bouttel, Charlie Dalin e Alan Roura. E os nomes não param por aí.

Os barcos participantes devem se apresentar em Le Havre até o dia 16 de outubro, ao meio-dia, para os preparativos para a grande largada, no dia 25 de outubro, um domingo, às 13h30. Edouard Philippe, prefeito da cidade francesa, comentou sobre o evento que acontece no local desde 1993. “É um desafio esportivo feito em duplas a cada dois anos que nos proporciona esse espetáculo maravilhoso. Nossa cidade vive no ritmo de preparação dos skippers. É uma bonita festa que ninguém deve perder. Aproveite essa ocasião para convidar os seus amigos, sua família para conhecerem uma cidade que vive para o mar, um lugar que carrega uma história forte, mas que tem belos projetos para o meio náutico”, disse.

Em sua última edição, em 2013, a Transat Jacques Vabre reuniu 592 mil visitantes entre Le Havre e Itajaí, e esta é a segunda vez que a regata virá para a cidade catarinense. “Eu estou muito feliz de participar desse evento, uma disputa que envolve 84 skippers e 42 barcos, dois dos quais são brasileiros. E que desafio é essa travessia, quase 10 mil quilômetros pelo Atlântico! Além da questão esportiva, eu estou impressionado com a organização da regata e das duas cidades envolvidas. O Brasil é bastante conhecido pelo seu futebol, mas o Brasil não é só futebol. É a segunda vez que a regata vai para Itajaí depois do grande sucesso que foi em 2013. A região se mobiliza enormemente e tem muito entusiasmo. Enfim, a Transat Jacques Vabre oferece duas oportunidades para conhecer o Brasil: a semana cultural brasileira, em Le Havre, e a chegada em Itajaí!”, comentou o embaixador do Brasil Paulo C. de Oliveira Campos.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024