Veleiro ECO vai para a água esta semana em Santa Catarina

Por: Redação -
05/09/2017

Uma mega operação está sendo preparada para transportar o Veleiro ECO, o primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil, do Sapiens Parque, em Canasvieiras, onde foi construído, até o estaleiro Schaefer, na cabeceira continental da Ponte, onde a embarcação vai ser colocada na água pela primeira vez.

Os trabalhos começaram na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, a partir das 8h, para retirar o veleiro do estaleiro no Sapiens e o colocar em uma carreta especial. Durante todo o dia a embarcação será preparada para o transporte até a região continental de Florianópolis, o que ocorrerá na madrugada da quarta-feira, 06 de setembro.

Com 5,2m de altura, 20m de comprimento e 5,40m de largura, uma grande logística foi preparada. Equipes de apoio seguem a frente da carreta retirando ou deslocando possíveis pontos de atrito como semáforos e demais fios e sinalizações.

Por se deslocar lentamente, a previsão é que o transporte leve cerca de quatro horas. Após cruzar a Ponte e chegar ao estaleiro Schaefer, o veleiro ECO será colocado pela primeira vez na água. A previsão é que isto ocorra a partir das 9h. Alguns testes serão feitos no local e no mesmo dia a embarcação segue para a Marina de Biguaçu para a instalação do mastro e finalização dos testes.

No dia 30 de setembro parte para Itajaí onde no dia 03 de outubro ocorre a solenidade de batismo e o lançamento oficial do veleiro ECO UFSC. De Itajaí vai para a primeira expedição com destino às Ilhas São Paulo e São Pedro e Trindade.

Fotos: Divulgação/Veleiro ECO

O veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil é também o primeiro e único veleiro projetado e construído por uma universidade brasileira, a Federal de Santa Catarina. O projeto iniciou em 2012 com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país.

Com 60 pés, o veleiro é feito de alumínio naval  – 5083 H116, soldado com tecnologia TIG e MIG de última geração, sendo grande parte por métodos automáticos. Terá capacidade de hospedar comodamente até dez pessoas, entre pesquisadores e tripulantes.

Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as polares, particularmente a Antártica. A quilha retrátil permitirá ainda a navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios, áreas pouco exploradas pelas ciências nacional e internacional.

O veleiro ECO vem para ampliar e aprimorar a pesquisa marítima brasileira, incluindo soluções em robótica, estudos sobre as mudanças climáticas no oceano, tecnologias na área de óleo e gás, monitoramento e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da nossa Amazônia Azul.

Todo o trabalho de campo será realizado a bordo do veleiro com uma equipe de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, das áreas de Oceanografia, Biologia, Ecologia e Engenharia. A embarcação possui recursos como laboratórios para que as primeiras análises sejam imediatamente realizadas.

O projeto tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil