Veleiro ECO vai para a água esta semana em Santa Catarina
Uma mega operação está sendo preparada para transportar o Veleiro ECO, o primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil, do Sapiens Parque, em Canasvieiras, onde foi construído, até o estaleiro Schaefer, na cabeceira continental da Ponte, onde a embarcação vai ser colocada na água pela primeira vez.
Os trabalhos começaram na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, a partir das 8h, para retirar o veleiro do estaleiro no Sapiens e o colocar em uma carreta especial. Durante todo o dia a embarcação será preparada para o transporte até a região continental de Florianópolis, o que ocorrerá na madrugada da quarta-feira, 06 de setembro.
Com 5,2m de altura, 20m de comprimento e 5,40m de largura, uma grande logística foi preparada. Equipes de apoio seguem a frente da carreta retirando ou deslocando possíveis pontos de atrito como semáforos e demais fios e sinalizações.
Por se deslocar lentamente, a previsão é que o transporte leve cerca de quatro horas. Após cruzar a Ponte e chegar ao estaleiro Schaefer, o veleiro ECO será colocado pela primeira vez na água. A previsão é que isto ocorra a partir das 9h. Alguns testes serão feitos no local e no mesmo dia a embarcação segue para a Marina de Biguaçu para a instalação do mastro e finalização dos testes.
No dia 30 de setembro parte para Itajaí onde no dia 03 de outubro ocorre a solenidade de batismo e o lançamento oficial do veleiro ECO UFSC. De Itajaí vai para a primeira expedição com destino às Ilhas São Paulo e São Pedro e Trindade.
Fotos: Divulgação/Veleiro ECO
O veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil é também o primeiro e único veleiro projetado e construído por uma universidade brasileira, a Federal de Santa Catarina. O projeto iniciou em 2012 com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país.
Com 60 pés, o veleiro é feito de alumínio naval – 5083 H116, soldado com tecnologia TIG e MIG de última geração, sendo grande parte por métodos automáticos. Terá capacidade de hospedar comodamente até dez pessoas, entre pesquisadores e tripulantes.
Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as polares, particularmente a Antártica. A quilha retrátil permitirá ainda a navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios, áreas pouco exploradas pelas ciências nacional e internacional.
O veleiro ECO vem para ampliar e aprimorar a pesquisa marítima brasileira, incluindo soluções em robótica, estudos sobre as mudanças climáticas no oceano, tecnologias na área de óleo e gás, monitoramento e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da nossa Amazônia Azul.
Todo o trabalho de campo será realizado a bordo do veleiro com uma equipe de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, das áreas de Oceanografia, Biologia, Ecologia e Engenharia. A embarcação possui recursos como laboratórios para que as primeiras análises sejam imediatamente realizadas.
O projeto tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
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