Lars Grael é homenageado com Medalha da Cruz do Mérito Esportivo em Brasília

Por: Redação -
21/02/2020

Nesta quarta-feira (19), dia do atleta, Lars Grael esteve em Brasília participando da cerimônia que comemorou o centenário da participação brasileira nos Jogos Olímpicos, desde a Antuérpia, em 1920, até o Japão 2020.

A Medalha da Cruz do Mérito Esportivo, que existe desde 1954, é raramente outorgada e desta vez foi entregue a um seleto grupo de 14 atletas, que incluiu Lars, seu irmão Torben e o proeiro nas Olimpíadas Marcelo Ferreira.

Além de receber a medalha, Lars foi escolhido para sentar no palco com as principais autoridades e discursar em nome dos atletas. “Fico muito agradecido e honrado com mais esta homenagem”, disse o atleta.

Em Jogos Olímpicos, foi na classe Tornado que conquistou as suas duas medalhas: bronze em Seul-1988 e em Atlanta-1996. Esteve presente como atleta também em Los Angeles-1984 e Barcelona-1992, ficando em sétimo e oitavo lugares, respectivamente; e foi coordenador técnico da equipe de vela nos Jogos de Sydney-2000 e Atenas-2004.

LEIA TAMBÉM

>>Real 40 HT, que será apresentada no Rio Boat Show, vai para a água
>>Sec Boat revela primeiras imagens de seu catamarã de pesca, que será lançado no Rio
>>Teste Schaefer 770: uma agradável combinação de conforto, beleza e desempenho

Outros títulos importantes de sua carreira foram o Campeonato Mundial da classe Snipe, em 1983, em Portugal, ao lado de Torben; e o Mundial de Star em 2015, na Argentina, ao lado do proeiro Samuel Gonçalves. Seu vasto currículo de troféus traz ainda 10 títulos continentais e 29 títulos nacionais, além de vários outros resultados de expressão obtidos desde a estreia em 1972.

Lars vem de uma família de velejadores. Seu irmão Torben é o maior medalhista olímpico da história do Brasil ao lado de Robert Scheidt. Seus tios Axel e Erik Schmidt foram os primeiros brasileiros a conquistarem um título mundial de iatismo. A tradição veio do avô dinamarquês, Preben Schmidt, e chegou aos meninos por meio da mãe, Ingrid.

Em 1998, Lars sofreu um trágico acidente quando velejava em Vitória, Espírito Santo, que resultou na amputação de sua perna direita. Com o apoio da família e graças à sua postura de superação, reconstruiu a jornada esportiva, em cargos de gestão e como palestrante. Ocupou em 2001 a Secretaria Nacional de Esporte. Entre 2003 e 2006, foi secretário de Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo. Continua atuando na política esportiva, através do Conselho Nacional do Esporte e da Comissão Nacional de Atletas, da qual é vice-presidente. Nesta comissão, em que foi presidente até junho de 2017, teve papel decisivo para a elaboração dos projetos que ajudaram a criar a Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte.

Além disso, a fim de retribuir à sociedade tudo o que recebeu com o esporte, criou o Projeto Grael (Instituto Rumo Náutico), ao lado dos irmãos Axel e Torben, em Niterói (RJ), oferecendo assistência e desenvolvimento social para crianças e adolescentes por meio do esporte.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bruno Fontes anuncia, no Rio Boat Show, que estará nas Olimpíadas de Paris

    Em entrevista no salão, velejador patrocinado pela Schaefer Yachts ainda falou sobre sua trajetória de 35 anos no esporte; confira

    Acompanhe a transmissão ao vivo do último dia de Rio Boat Show 2024!

    Encerramento do evento terá cobertura no Canal NÁUTICA no YouTube, direto da Marina da Glória; assista

    Armazém Off Road exibe quadriciclo infantil e sucesso de vendas no Rio Boat Show

    Loja expôs nove modelos, entre ATV e UTV, da distribuidora CFMoto

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 7º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip flutuante da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor sobre as águas da Baía de Guanabara

    Confira as palestras do último dia de NÁUTICA Talks no Rio Boat Show 2024

    Encerramento da 25ª edição do salão náutico carioca terá quatro palestrantes na Marina da Glória