Campeonato Mundial de 6M reuniu 45 veleiros de 11 países no Canadá

Por: Redação -
11/10/2017

O Campeonato Mundial de 6M aconteceu em Vancouver, no Canadá, de 17 a 21 de setembro, reunindo 45 veleiros de 11 países. O Brasil se fez representar pela primeira vez com a tripulação do Rio Yacht Club (Sailing) formada por: Lars Grael (timoneiro); Torben Grael (tático); Renata Pellicano Grael; Marcus Temke e, ainda, Colin Gomm.

A tripulação brasileira competiu na categoria clássicos (21 barcos) no veleiro emprestado construído na Escócia em 1934 e projetado pelo lendário Sir Wiliam Fife, “Saskia II”. Obtiveram a 3ª colocação na Westerleigh Cup e na sequência o Bronze no Campeonato Mundial.

A competição foi vencida pelo veleiro “Bribón Gallant” comandado pelo Rei Juan Carlos de Borbón da Espanha. Na tripulação, os experientes Pedro Campos e o tático Ross MacDonald (genro do associado Roberto Pellicano). A prata ficou com o 6 Metros local “Goose” do medalhista olímpico Erik Jespersen.

Na categoria modernos (24 barcos), a vitória ficou com o “Júnior” de Phillippe Durr da Suiça. Prata com o moderníssimo “New Sweden” do Royal Vancouver Yacht Club e a Bronze com o “St. Francis IX” do velejador olímpico britânico Andy Beadsworth, representando o Royal Thames YC.

Na raia, grandes nomes da Vela Mundial como: Dennis Conner; Ron Holland; Chris Dickson; Eric Doyle, dentre outros.

A classe 6 Metros, assim como as demais regras “métricas” (8M, 10M e 12M) é a mais antiga (1907) das classes existentes no mundo da Vela. Fez parte da programação olímpica desde os Jogos Olímpicos de 1912 (Estocolmo), até os Jogos de Roma (1960). A classe viveu um período de certo declínio, até voltar a moda nos últimos anos.

O Brasil chegou a ter seis veleiros desta classe, mas apenas 2 existem atualmente: “Aileen” (Prata nos Jogos Olímpicos de 1912) de Torben Grael, e, “Marga” (construído em 1933) de Lars Grael.

O próximo mundial será realizado em 2019 em Hanko na Finlândia.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Clima natalino? Fenômeno natural faz areia de praia em SP "brilhar no escuro"; assista

    Bioluminescência chegou a Itararé, em São Vicente, no último sábado (6). Registro mostra o brilho se formando de perto

    Há 5 anos, Aleixo Belov cortava o mastro do histórico veleiro Três Marias para inaugurar o Museu do Mar

    Mastro do barco construído por ele mesmo, com o qual deu 3 voltas ao mundo, era maior que o teto do casarão tombado onde está exposto; veja como foi o processo

    Entenda como munições da 2ª Guerra no fundo do mar são o lar de milhares de animais marinhos

    Mexilhões, anêmonas, peixes e caranguejos ocupam os espaços a poucos centímetros de cargas explosivas na costa alemã

    Médico compra primeiro barco na NX Boats e destaca "desburocracia" como principal diferencial

    Além da facilidade de compra, cliente ressalta o custo-benefício e a qualidade das embarcações

    Por trás da arquitetura de interiores náutica: cada centímetro importa

    Dupla especialista no assunto destaca 10 pontos essenciais na hora de projetar o interior de um barco