Checklist

Por: Redação -
04/08/2015

Engana-se quem pensa que sair para navegar é somente jogar o barco na água e acelerar. Existem diversos cuidados que exigem atenção especial e TV Náutica montou um pequeno checklist para facilitar e agilizar sua saída com conforto e segurança.

De acordo com o diretor técnico de NÁUTICA, deve-se começar com uma pequena, mas importante, inspeção no lado de fora da embarcação ainda fora d’água. Esse pequeno cuidado pode evitar com que algo que esteja errado possa causar até um naufrágio.

Por exemplo, uma das coisas mais importantes para se checar antes de sair de barco são os bujões. Todo barco tem ao menos um bujão e todos eles devem estar fechados na hora de ir para navegar, caso contrário, a água pode entrar no porão da embarcação e causar um acidente grave.

A bordo, toda a documentação do barco deve estar presente e em ordem, assim como a sempre linda bandeira nacional. Confira sempre o material de salvatagem, se está em bom estado, prontos para uso e número exigido. Âncoras, cabos, amarras, tudo que deveria estar pendurado para secar, deve estar em plenas condições de funcionamento na hora da saída.

É obrigatório que o extintor de incêndio esteja a bordo, com a validade em dia e com o manômetro apontado para o verde. Marcio Dottori também recomenda que se tenha um jogo de ferramentas, pelo menos as mais básicas para um caso de emergência e necessidade de uso.

E, por fim, mas não menos importante, deve-se checar, é claro, o nível de combustível do tanque, evitando assim uma pane seca inesperada.

Quer saber mais e com mais detalhes sobre o checklist do barco antes de navegar? Confira o vídeo abaixo!

Inscreva-se no canal da TV NÁUTICA no youtube para não perder nenhum novo vídeo!

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Homem nada mais de 100 metros sem respirar em lago congelado e quebra dois recordes

    Aos 52 anos, experiente nadador suíço acumula títulos e já deteve outro recorde mundial; confira

    Resorts 'no meio do nada' oferecem de natação com cavalos a plantio de recifes

    Ultraluxuosos, estabelecimentos cercados por belas águas buscam se diferenciar com passeios extravagantes; conheça 5 deles

    Búzios ganhará Centro de Desenvolvimento da Vela após parceria de ICAB e CBVela

    Parceria inédita prevê treinos das equipes jovem e principal, clínicas, uma escola de vela e projeto social para fomento do esporte na região

    Tubarão mais rápido dos oceanos é filmado no litoral de São Paulo; assista

    Conhecido como tubarão-mako, animal que pode atingir até 70 km/h foi flagrado próximo à Ilhabela

    Pinguim aparece em praia de Cabo Frio (RJ), surpreende banhistas e levanta dúvida: é normal?

    Apesar de ter sido visto navegando tranquilamente no mar transparente da região, presença do animal em águas brasileiras levantou questionamentos