Estaleiro sul-africano lança catamarã híbrido


A Maverick Yachts, da África do Sul, ampliou sua gama de catamarãs à vela com uma embarcação de acionamento elétrico, anunciou a empresa. Oficialmente lançado na semana passada, o Maverick 440 Hybrid é baseado no bem-sucedido Maverick 440, semi-customizado da empresa, que é uma atualização do modelo Maverick 400.
“O alcance total de cruzeiro nos motores híbridos diesel-elétricos (ou seja, sem potência de vela) é calculado em mais de 1 000 milhas náuticas sob condições de mar calmas”, diz a empresa. “As baterias são carregadas através de várias fontes, como energia solar, geradores eólicos (opcionais), geradores a diesel, etc”, completa.
A estimativa do alcance de cruzeiro se dá graças aos dois motores elétricos de 20kW e dois geradores a diesel de 16kW que recarregam automaticamente as baterias. Segundo a marca, o barco pode viajar por cinco horas (a 5 nós) em motores elétricos com uma única carga de bateria.
A empresa atribui o sucesso do sistema ao poder da bateria, que é forte o suficiente para operar todos os sistemas elétricos, como ar-condicionado, gerador de água e piloto automático.
A Maverick Yachts, com sede na Cidade do Cabo, tem uma instalação em Montague Gardens. Seu primeiro modelo, o Maverick 400, projetado por Phil Southwell, ganhou o prêmio Boat of the Year, do South African Boat Building Council, em 2010.
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Awá Pinho, de 18 anos, mora às margens do rio Tapajós (PA) e viralizou nas redes ao mostrar trajeto de quase 2h para ir treinar. Assista!
O Navio de Assistência Hospitalar “Anna Nery” deve entrar em operação no 2º semestre e poderá realizar 500 atendimentos diários em comunidades ribeirinhas
Com mais de 330 metros de comprimento, o porta-aviões norte-americano USS Nimitz ficará no litoral fluminense até meados de maio
Incorporada à Força em 24 de abril, embarcação carrega sistemas inteligentes, misseis, canhões e outros armamentos
Esperada para 2027, competição que parte da França rumo a uma jornada em solitário pelo Atlântico teve lançamento oficial nesta terça-feira (28), no Yacht Clube da Bahia




