Histórico: Izabel Pimentel é a 1ª brasileira a velejar sozinha do Brasil à Antártica sem escalas

30/03/2026

A história da navegação acaba de ganhar mais um capítulo inédito — e protagonizado por uma brasileira. Partindo de Florianópolis (SC), Izabel Pimentel cruzou sozinha a Passagem de Drake e chegou à Antártica em uma jornada de ida e volta, sem escalas. Com o feito, a velejadora se tornou a primeira mulher brasileira — e possivelmente a primeira do mundo — a completar a rota entre o sul do Brasil e o continente antártico nessas condições.

Conforme revelou a velejadora, “foram dias de isolamento absoluto, condições climáticas severas e a presença constante de gelo à deriva, incluindo icebergs e growlers, típicos das águas antárticas”. Tudo isso a bordo de um Romane, veleiro francês de alumínio de 34 pés.

A expedição exigiu não apenas preparo técnico, mas também resistência física e mental em um dos ambientes mais hostis da Terra– destacou Izabel em post no LinkedIn

Além da realização pessoal e inédita na vela oceânica, a travessia marcou uma data simbólica: os 60 anos da velejadora, celebrados em 11 de fevereiro próximo à latitude 60°S do Hemisfério Sul — uma das regiões mais desafiadoras do planeta. O feito, porém, está longe de ser o único de Izabel Pimentel sobre as águas.

Um grande nome da vela mundial

No auge de suas seis décadas de vida, a sul-mato-grossense foi a primeira brasileira a completar uma volta ao mundo sozinha passando pelos três grandes cabos (Boa Esperança, Leeuwin e Horn), além de ter realizado 13 travessias do Oceano Atlântico em solitário.

Foto: Arquivo Pessoal

Pimentel também participou da regata transatlântica Mini Transat, em 2009, uma das competições mais desafiadoras da vela mundial. Recentemente, ela ainda levou um barco centenário da Espanha para a Rússia em meio à guerra, passando pelas águas da Sibéria.

Foto: Izabel Pimentel / Juliano Leal / Arquivo Pessoal

Para ela, a travessia entre o sul do Brasil e a Antártica reforça o protagonismo feminino na vela de oceano e posiciona o Brasil em destaque no cenário internacional da navegação de aventura.

Essa história será contada ao vivo no Rio Boat Show 2026

Todos os detalhes da travessia, incluindo os desafios enfrentados e bastidores inéditos da aventura, serão contados ao vivo pela própria Izabel no NÁUTICA Talks, uma das grandes atrações do Rio Boat Show 2026.

Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

O papo com a velejadora está marcado para domingo, 12 de abril, às 14h, no pavilhão da Marina da Glória. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial de vendas. Leitores de NÁUTICA têm desconto com o código promocional NAUTICA30.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Inverno a bordo: confira 3 pratos leves para preparar em uma lancha

    Seleção considera praticidade ideal para ambientes a bordo, onde espaço, segurança, armazenamento e facilidade no preparo fazem a diferença

    Dia do Documentário Brasileiro: produções náuticas para assistir e navegar por grandes histórias

    Do pioneirismo de Reinaldo Conrad às travessias de Amyr e Tamara Klink, confira documentários nacionais que retratam aventuras e personagens marcantes

    Rota das Praias SP-Rio: projeto promete roteiro que conecta 15 cidades no litoral de SP e RJ

    Percurso que soma cerca 2.365 praias quer ampliar a permanência dos turistas e impulsionar economia dos municípios

    Ciclone-bomba não é o maior risco para navegação no Sudeste; alerta vem no domingo e segunda

    Segundo Guilherme Kodja, consultor técnico do Grupo Náutica, ventos fortes de noroeste já exigem atenção, mas o principal perigo para quem navega deve vir com a atuação de um anticiclone pós-frontal

    Parece Van Gogh, mas é a natureza: mapa das correntes oceânicas da NASA impressiona

    Modelo reconstrói, com base em décadas de dados, o comportamento dos oceanos e sua influência sobre o clima global. Assista!