Superando o Drake no retorno: veja agora o 11º episódio da série Antártica
Confira momentos intensos da volta da viagem feita a bordo do veleiro Endurance 64, em parceria com a Yanmar


Uma nova etapa na expedição à Antártica: a travessia de volta ao continente americano! É o que você acompanha no 11º episódio da série documental “Endurance 64: o veleiro polar”, já disponível no Canal da Náutica no YouTube.
Até breve, Antártica! Endurance 64 despede-se do continente gelado no 10º episódio da série
Tripulação do Endurance 64 encara o pior momento da viagem no 9º episódio da série
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Se a ida à Antártica já havia sido repleta de desafios, o retorno não fica atrás — e, como define o documentarista Guilherme Kodja, “cada trecho de mar é um recomeço”. Despedindo-se da luz constante do verão antártico, a tripulação curtiu sua primeira noite de escuridão após semanas.
Mas a calmaria não durou, afinal, a temida Passagem de Drake, conhecida por seus mares imprevisíveis, trouxe tempestades, ondas agitadas e altas doses de adrenalina.


Ao se aproximar da Terra do Fogo, o Endurance 64 foi “escoltado” por golfinhos, que saltavam ao redor do veleiro — como se comemorassem o retorno da tripulação às águas sul-americanas.
O episódio também mostra uma parada técnica em Puerto Williams, no Chile, onde a equipe precisou fazer reparos no barco e também despediu-se de dois integrantes: o alpinista Nelson Barreta e o médico Valdemar Oliveira. A jornada seguiu, portanto, com sete tripulantes a bordo.




Pelo caminho, as paisagens foram de tirar o fôlego. A Geleira Itália e o majestoso Fior D’Pia foram alguns dos destaques — este último descrito por membros da equipe como “o lugar mais bonito” que já viram.
Outro ponto marcante foi a Caleta Sul, que comprovou como a natureza no extremo sul do continente consegue impressionar até mesmo os navegadores mais experientes.




O retorno também foi tempo de reflexão. Em meio ao silêncio e a cenários que poupavam palavras, Kodja resumiu que “às vezes, é no silêncio que a gente entende o que viveu”. O episódio completo está disponível no canal da NÁUTICA no YouTube. Assista!
As máquinas por trás da aventura à Antártica
Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.


Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.
Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.


Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.
A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para não perder nenhum capítulo dessa emocionante expedição.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Descoberta aconteceu em Dubrovnik, sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores
Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações