Marinha do Brasil mostra importância da sinalização náutica no Rio Boat Show 2023
Entidade levou até o evento boias e lanternas de sinalização para demonstração
A Marinha do Brasil, mais antigo dos três ramos das Forças Armadas do país, esteve presente no Rio Boat Show 2023 reforçando a importância de estar por dentro das regras de sinalização náutica. Para isso, a entidade levou ao evento pequenos exemplos de boias e lanternas de sinalização para demonstração.
Barcos dos principais estaleiros roubam a cena em desfile na “piscina” da Marina da Glória
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Maior Marinha da América Latina e a segunda maior do continente americano, a Marinha do Brasil, através do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR), vem buscando um conjunto de inovações tecnológicas que estão sendo implementadas para análises de projetos de Auxílios à Navegação.
Alguns exemplos que já acontecem na prática, são: o serviço de tráfego de embarcações Vessel Trafic Service (VTS), as Estações de Referência para Transmissão de Correção Diferencial do Sistema Global de Navegação por Satélite (ERDGNSS), os Auxílios à Navegação (AIS-AtoN) e a utilização de ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).
A equipe presente no estande da entidade reforçou que se lançar ao mar não é simplesmente tirar uma carta náutica, existem outras informações importantes que precisam de atenção, como batimetria, vento e temperatura, por exemplo. E, da mesma forma que existem as leis de trânsito, existe a sinalização náutica — que deve ser respeitada.
Os sinais que levados pela entidade ao evento náutico são pequenos exemplos de boias e lanternas de sinalização, para demonstrar as entradas e saídas de portos ou canais e facilitar a compreensão do público.
Também visando auxiliar nesse processo, um novo aplicativo da Marinha foi apresentado. Gratuito, ele está disponível tanto para sistemas iOS quanto para Android. O app mostra a importância da segurança para navegação, todas as informações sobre vento e tira qualquer outra dúvida que o usuário possa ter antes de ir para o mar.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano
Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias