Marinha do Brasil mostra importância da sinalização náutica no Rio Boat Show 2023

Entidade levou até o evento boias e lanternas de sinalização para demonstração

10/05/2023

A Marinha do Brasil, mais antigo dos três ramos das Forças Armadas do país, esteve presente no Rio Boat Show 2023 reforçando a importância de estar por dentro das regras de sinalização náutica. Para isso, a entidade levou ao evento pequenos exemplos de boias e lanternas de sinalização para demonstração.

Maior Marinha da América Latina e a segunda maior do continente americano, a Marinha do Brasil, através do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR), vem buscando um conjunto de inovações tecnológicas que estão sendo implementadas para análises de projetos de Auxílios à Navegação.

 

Alguns exemplos que já acontecem na prática, são: o serviço de tráfego de embarcações Vessel Trafic Service (VTS), as Estações de Referência para Transmissão de Correção Diferencial do Sistema Global de Navegação por Satélite (ERDGNSS), os Auxílios à Navegação (AIS-AtoN) e a utilização de ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

 

A equipe presente no estande da entidade reforçou que se lançar ao mar não é simplesmente tirar uma carta náutica, existem outras informações importantes que precisam de atenção, como batimetria, vento e temperatura, por exemplo. E, da mesma forma que existem as leis de trânsito, existe a sinalização náutica — que deve ser respeitada.

Os sinais que levados pela entidade ao evento náutico são pequenos exemplos de boias e lanternas de sinalização, para demonstrar as entradas e saídas de portos ou canais e facilitar a compreensão do público.


Também visando auxiliar nesse processo, um novo aplicativo da Marinha foi apresentado. Gratuito, ele está disponível tanto para sistemas iOS quanto para Android. O app mostra a importância da segurança para navegação, todas as informações sobre vento e tira qualquer outra dúvida que o usuário possa ter antes de ir para o mar.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

    No NÁUTICA Talks, Alberto Brandão fala sobre as regatas virtuais no Brasil

    O jogo Virtual Regatta será o centro do papo sobre o eSailing no país, em palestra que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh

    Modelo da Sunreef Yachts contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol

    JF Sun levará linhas de óculos e acessórios ao Rio Boat Show 2024

    Com especialização em lentes polarizadas e esportivas, marca estará de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória