Novo projeto

Por: Redação -
16/09/2015

A Inmarsat, fornecedora líder de serviços globais de comunicações móveis por satélite, e a Rolls-Royce fecharam parceria recente na Iniciativa Avançada de Aplicações Aquáticas Autônomas (Advanced Autonomous Waterborne Applications Initiative – AAWA), com previsão de ser realizada até o fim de 2017. O projeto é financiado pela Tekes (Agência Financiadora Finlandesa de Tecnologia e Inovação) e unirá parceiros setoriais, juntamente com universidades, institutos de pesquisa, armadores e outras partes interessadas, para explorar os fatores econômicos, sociais, jurídicos, regulatórios e tecnológicos que precisam ser abordados para tornar os navios autônomos uma realidade. O papel da Inmarsat é o de proporcionar o link e a plataforma de comunicações por satélite – um elemento essencial para que exista a capacidade de controle remoto.

A transferência de dados entre navios, bem como entre os navios e os centros de controle em terra, é uma das áreas-chave de desenvolvimento para a pesquisa dos navios de controle remoto e autônomos, constituindo um elemento fundamental da Iniciativa AAWA. A Iniciativa AAWA terá como base as plataformas de comunicação navio-navio e navio-terra existentes e a sua eficácia no suporte à funcionalidade de controle remoto. O Serviço Fleet Xpress da Inmarsat, entregue através das constelações Global Xpress e Banda L da empresa – o primeiro sistema móvel via satélite híbrido de bandas Ka e L do mundo – forma a base do sistema.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha

    Ventura atracará com lanchas, pontoons e jets na estreia do Brasília Boat Show

    Conhecido pela variedade de produtos, estaleiro mineiro estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto

    6 ótimos motivos para você visitar o Brasília Boat Show

    O maior evento náutico do Centro-Oeste acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Lago Paranoá

    Homem recupera Apple Watch que estava perdido no mar do Caribe há mais de um ano

    Aparelho foi encontrado ainda funcionando graças à ferramenta de localização do dispositivo