Pescador russo encontra peixe com aparência de “cabeça de alien”
Animal costuma viver a mais de 1,7 mil metros de profundidade nas águas geladas do Pacífico


Alien, vilão da animação Megamente, Voldemort de Harry Potter… são muitos os apelidos dados a mais uma das criaturas bizarras encontradas pelo pescador e fotógrafo russo Roman Fedortsov.
Peixe-diabo negro é visto pela primeira vez em águas rasas
Momento mãe e filho de jubartes vence concurso de fotos subaquáticas
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Ele, que fez fama nas redes como um “caçador” de bichos estranhos do fundo do mar, adicionou mais um animal ao seu portfólio: um Aptocyclus ventricosus. Também conhecida como peixe-lapa liso, a espécie vive a cerca de 1,7 mil metros de profundidade no oceano Pacífico norte.
Ver esta publicação no Instagram
Embora as águas profundas sejam seu lar habitual, o peixe ocasionalmente aparece mais próximo da superfície, a até 5 metros. Esse, inclusive, parece ter sido o caso do animal encontrado por Fedortsov. Conforme explicou ao jornal britânico Daily Mail, o “peixe alien” estaria inchado por ter sido encontrado próximo à superfície — o que justifica, em partes, sua aparência de assustar.
O modo de vida do “peixe-alien”
Documentado pela primeira vez em 1769, o peixe-lapa liso costuma viver na bacia das Aleutas do Norte, na costa norte da península do Alasca, entre Estados Unidos, Rússia e Japão.


O peixe-alien tem no cardápio animais gelatinosos, como águas-vivas e geleias-de-pente, como informa a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA). Ele, por sua vez, é presa de algumas espécies de peixes, mamíferos marinhos e pássaros.
A espécie se reproduz perto de rochas, onde deposita seus ovos próximo à superfície. No passado, acreditava-se que todas as fêmeas morriam após a reprodução, mas hoje se sabe que algumas sobrevivem, enquanto muitos machos morrem protegendo os ninhos.
Os peixes adultos medem entre 25 cm e 44 cm, pesando até 4,2 kg. Já os mais jovens têm cerca de 5 cm e 50 g. Apesar de não ter espinha dorsal ou anal, trata-se de um vertebrado com nadadeiras raiadas embutidas na pele lisa e sem escamas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo
Segunda temporada da competição de barcos elétricos já teve LeBron James "roubando" o Team Brazil
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque