Natureza selvagem: polvo é flagrado tentando devorar raia inteira de uma vez

Mergulhadora australiana registrou a saga do polvo maori, que tenta arrastar raia violinista para dentro de seu “esconderijo”

02/07/2025
Foto: Instagram @onebreathdiver / Reprodução

Na natureza, a expressão “olho maior que a boca” passa pela gula e se apega à oportunidade. Provavelmente foi esse o instinto do polvo maori (Macroctopus maorum) flagrado tentando devorar, de uma vez, uma raia violinista (Trygonorrhina), na região de Port Phillip Bay, na Austrália.

Quem registrou o curioso momento foi a mergulhadora australiana Jules Casey, especialista em fotografia subaquática. Ela compartilhou o vídeo em sua página no Instagram, que já soma mais de 3 mil posts curiosos da vida marinha.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jules Casey (@onebreathdiver)


Casey já vinha observando o polvo maori há meses, e chegou até a batizá-lo carinhosamente de Priscilla. Segundo a mergulhadora, a cabeça de buda feita de pedra que aparece logo atrás do animal é oca, e foi escolhida como o “esconderijo” do polvo em meio ao recife artificial. Era justamente para lá que Priscilla tentava arrastar a raia violinista.


Eu a assisti ficar cerca de uma hora tentando dobrar sua presa ao meio e fazê-la passar pela pequena abertura do esconderijo– relatou Casey em seu Instagram

A fotógrafa detalhou que o polvo “percebeu que precisava partir pedaços em torno da abertura da estátua para aumentar a entrada” e, eventualmente, puxou a raia para dentro da cabeça de pedra, onde passou o dia todo se alimentando.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Maior colônia de corais já documentada fica na Austrália e foi encontrada por mãe e filha

    Formação de quase 4 mil m² ocupa parte da Grande Barreira de Corais da Austrália e, segundo cientistas locais, trata-se da maior colônia já mapeada

    Teste Ross SR 220 Icon: uma 22 pés que agrada

    A nova Ross SR 220 Icon navega bem e oferece boa relação custo-benefício, bom espaço a bordo e até banheiro fechado

    Iniciativa aposta no DNA ambiental para encontrar soldados perdidos no mar

    Projeto testa uso de eDNA para localizar restos de mais de 40 mil militares americanos desaparecidos no mar desde a Segunda Guerra Mundial

    Casco expansor que se acopla ao jet será uma das atrações do Rio Boat Show 2026

    O Raptor Boat é fabricado pela Edy Jet's Náutica, que detém parque fabril próprio em Magé (RJ). Evento acontece de 11 a 19 de abril

    Filhote de tubarão gravemente ameaçado de extinção nasce em aquário no Paraná

    Tubarão-galha-branca-oceânico nasceu ao final de janeiro de 2026 no recém-inaugurado AquaFoz, em Foz do Iguaçu