História de pescador? Homem “fisga” filhote de onça em rio no Pantanal; assista
Vanderlei da Silva Rosa ajudou o animal que se perdeu da mãe a chegar em terra firme


As famosas histórias de pescador já não são como antes. Hoje em dia, é possível ter o relato duvidoso registrado em vídeo. Foi o que aconteceu com o empresário Vanderlei da Silva Rosa, que “fisgou” um filhote de onça-pintada para ajudá-lo a atravessar um rio no Pantanal do Mato Grosso do Sul — e viralizou na internet com a captura do momento.
Tubarões são flagrados se “coçando” em raias; Assista
O amor está na água: cavalos-marinhos são flagrados se “beijando”
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Pescador amador, Vanderlei, que é da pequena Ibaté, no interior de São Paulo, viaja todo ano ao Pantanal do Mato Grosso do Sul para pescar. Foi justamente em uma dessas viagens que ele viveu o momento especial na região de Corumbá (MS), que fica na junção do Rio Miranda com o Rio Paraguai. Assista:
Ele e um amigo, também pescador, voltavam de uma pesca quando avistaram uma onça com dois filhotes. Ao g1, Vanderlei detalhou que alguns barcos passaram na frente da embarcação da dupla e os filhotes mudaram de direção. “Um foi para o sapé e o outro foi em direção ao Rio Paraguai. Lá tem correnteza e com certeza ele ia se perder da mãe”, explicou.
Aí, a única alternativa foi tentar ajudar– recordou ao veículo
Foi nesse momento que o filhote de onça acabou “fisgado” pelo pescador amador. Vanderlei improvisou uma rede que foi içada ao rio. O animal, por sua vez, se agarrou a ela até ser levado à margem, onde foi solto em segurança.
Com certeza o bichinho se salvou, a oncinha estava muito cansada, mas graças a Deus que deu tudo certo– comemorou
A mamãe onça havia sido vista pela dupla a cerca de 30 metros dali. O outro filhote, segundo Vanderlei, também conseguiu se salvar.
Para o biólogo Henrique Abrahão Charles, há chance de mais de 90% de o filhote reencontrar a mãe. Ao g1, ele explicou que a porcentagem alta se deve ao fato de que a mãe não abandona o filhote. “Eles se comunicam. A onça tem olfato muito poderoso, boa audição e visão excelente. Existem métodos de vocalização do filhote. Ela vai procurar por ele, ele vai chamar por ela”, detalhou.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores
Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações
Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana