Projeto prevê academia flutuante no Rio Sena, em Paris
O “Paris Navigating Gym” foi projetado pela empresa italiana Carlo Ratti Associati para se mover pelo rio Sena através da energia produzida pelas pessoas enquanto fazem exercício. O conceito foi desenvolvido em parceria com a Technogym, a Terreform ONE e a URBEM.
Com cerca de 20 metros de comprimento e capacidade de transportar cerca de 45 pessoas, a área terá máquinas ARTIS da Technogym com capacidade de converter a energia produzida pelos passageiros em combustível. Deste modo, ao utilizarem as bicicletas o barco desloca-se ao longo do rio Sena.
A “academia flutuante” é coberta por vidros transparentes que podem ser abertos no verão, possibilitando que quem estiver nela apreciem a paisagem e saibam as condições climáticas, rastreadas em tempo real por meio de sensores incorporados na embarcação. O espaço pode ser utilizado em qualquer época do ano e, à noite, pode ser usado para festas e comemorações. O atual design da embarcação presta homenagem aos Bateaux Mouches, os tradicionais ferryboats que transportavam turistas pelo rio Sena no início do século 20.
Segundo Carlo Ratti, “o Paris Navigating Gym investiga o potencial de aproveitamento de energia humana”. “É fascinante ver como a energia gerada por um treino de academia pode realmente ajudar a impulsionar um barco”, acrescenta.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência