Projetos de sucesso ligados à economia do mar encerram o 2º Fórum Náutico Internacional da ANB
Representantes dos projetos Aquático SP, Mazure Saneamento e Recife Marina participaram do último painel do evento


A programação do 2º Fórum Náutico Internacional da ANB foi encerrada com apresentações de três cases de sucesso ligados à economia do mar que hoje geram empregos, renda e revitalização em cidades como São Paulo, Recife e Salvador. A apresentação foi medida por Gilberto Menezes, diretor regional da Socicam, vice-presidente da Associação de Operadores de Portos de Navios de Cruzeiros (Aterc) e empresário do setor náutico.
Mulheres se destacam como líderes e gestoras em atividades da economia do mar
Especialistas destacam vocação do Brasil para incremento da indústria naval
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Em São Paulo, José Manoel de Oliveira Reis, da SPTrans, apresentou o Aquático SP, primeiro modal hidroviário integrado ao Bilhete Único. Com internet, assentos para todos os passageiros, espaço para bicicletas e cadeirantes, o sistema funciona diariamente, das 5h às 21h, com saídas a cada 30 minutos.
Criamos o primeiro modal aquático de São Paulo e hoje transportamos 2.500 pessoas por dia-disse José Reis


Apesar dos números, Reis afirma que ainda é só o começo, pois expectativa é de atingir a marca de 11 mil passageiros diários quando o projeto estiver completamente implantado.
Desde que o Aquático SP iniciou a etapa experimental, em maio, o sistema já transportou mais de um milhão de passageiros, em 72 mil viagens. As metas para um futuro breve é navegar pelos rios Tietê e Pinheiros e substituir todas as embarcações, que hoje são a combustão, por equipamentos elétricos.
O diretor da Mazure Saneamento, Marcelo Sacramento, contou sobre a trajetória de 36 anos da empresa baiana, que fez a primeira dessalinização na Bahia em 2017, na Ilha de Quiepe.


Em parceria com a UFBA, o projeto desenvolveu tecnologia de limpeza ultrassônica de membranas de nanofiltração para remoção de sulfato, usada nas plataformas da Petrobras e que será aplicada ao submarino da Marinha. A empresa, que tem selo de qualidade, investe em reuso de água e neutralidade de carbono até 2030.
Já Antônio Fazio (Manolo), da Recife Marina, mostrou a revitalização do Recife Antigo com o projeto Porto Novo Recife, iniciado em 2013 em mil metros de área portuária. O local, que foi porto natural, passou por um processo de degradação após a criação do Porto de Suape.


O novo projeto restaurou galpões sem descaracterizar seus projetos originais, instalou restaurantes, bancos, um hotel quatro estrelas que vive lotado. No local estão ainda o Recife Expo Center e a Recife Marina voltada ao turismo náutico-finalizou Manolo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Confira os números da 29ª edição do maior salão náutico da América Latina e saiba o que os principais estaleiros do país acharam do evento
Sunreef 88 Ultima vai integrar frota de charter de alto padrão nas Ilhas Baleares, no Caribe e em Bahamas
Evento será realizado em Salvador e reunirá demonstrações operacionais, debates estratégicos, universidades e empresas de tecnologia
Condições facilitadas de pagamento serão destaque da marca no evento
Em sua segunda participação no evento, Ross promete apresentar seu lançamento em Salvador ao lado de barcos de entrada já consolidados




