Regata Santos-Rio chega à 72ª edição repleta de atrações no mar, terra e ar

A largada será em 4 de novembro e terá apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da Banda da Marinha do Brasil durante o Desfile dos Barcos

Por: Redação -
31/10/2022

A regata oceânica mais antiga do país chega a 72ª edição e reserva para o público da Baixada Santista atrações no mar, terra e ar. O desafiador percurso da Regata Santos-Rio,  entre os Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ), é de 200 milhas náuticas (cerca de 370 km).

A largada da Santos-Rio 2022 será na próxima sexta-feira (4 de novembro), ao meio-dia, na Baía de Santos. Os fãs dos esportes náuticos ainda poderão assistir a um show de emoções no Pier do Pescador, na Ponta da Praia, às 10h.

 

A Regata Santos-Rio de 2022 reúne velejadores das classes oceânicas que tenham seus barcos em conformidade com o Aviso de Regata (AR). Em 2021, mais de 30 tripulações desbravaram o Atlântico Sul na experiência única que a Santos-Rio oferece.

O Xamã Matrix Energia foi o vencedor da 71ª Santos-Rio nas classes ORC e VPRS. O barco do Iate Clube de Santos (ICS) concluiu o percurso na Baía de Guanabara, após 37h29m20 de navegação. A tripulação do comandante Sergio Klepacz foi também a Fita Azul da competição, a primeira a cruzar a linha de chegada.

 

As embarcações do ICRJ, Avohai, de Lars Grael, e Maestrale, de Adalberto Casaes, ficaram em segundo e terceiro lugares.

 

A afinidade entre os dois organizadores tem sido essencial para o sucesso e a longevidade da regata. “Os Iates Clubes de Santos e do Rio sempre dedicaram carinho especial a essa regata. Contamos com os apoios da CBVela, das prefeituras de Santos e Guarujá, e da Marinha do Brasil, participando com seus veleiros e garantindo a segurança com a escolta da flotilha em todo o percurso”, enaltece o vice-comodoro Financeiro e Administrativo do ICS, Jonas Penteado.

Velejador assíduo nas principais regatas de oceano do país, Penteado competiu em 26 edições da Santos-Rio.

 

“A interação entre as cidades de Santos e Guarujá na largada, e com o Rio de Janeiro, na chegada, aumenta a cada ano. Culminou em 2020 com o desfile dos barcos, antecedendo a largada e atraindo muitos espectadores que se encontravam na orla da Ponta da Praia. Repetiremos neste ano”, afirma Penteado.

 

O diretor executivo do ICRJ, Ricardo Baggio, destaca uma atração especial da regata de 2022. “Estamos próximos de mais uma edição da Santos-Rio, o que nos deixa empolgados. Neste ano teremos a participação de um barco emblemático para a vela brasileira, o lendário Atrevida, o que nos traz grande satisfação. O Iate Clube do Rio de Janeiro está organizando a melhor recepção possível aos velejadores. Desejo a todos bons ventos”, exclama Kadu, também assessor da Diretoria de Vela do ICRJ.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Teste Solara 380 Bowrider: lancha encanta com amplos espaços e boa navegabilidade

    Muito agradável para uso externo, a nova embarcação tem aberturas laterais na popa, solário triplo e cockpit espaçoso

    Novo jet elétrico do Batman traz ficção à vida real em embarcação de luxo limitada

    Batizado de Maverick GT Stormy Knight, 27 unidades do jet serão comercializadas pela própria Wayne Enterprises

    Na Espanha, praia de areia preta já abrigou espiões da Guerra Fria e hoje é point de turistas

    Playa de Puerto Naos contrasta escuridão da areia com azul do mar e simpáticos prédios coloridos, além de ostentar o selo Bandeira Azul

    Dupla brasileira disputará volta ao mundo de veleiro na Globe 40

    Desafio chega à segunda edição como o mais forte em duplas dentro da modalidade

    Na popa de superiate, Bugatti atrai olhares durante GP Mônaco de Fórmula 1

    Pelo 2º ano, influenciador içou carro de luxo para dentro de embarcação -- dessa vez, uma 170 pés