Regata Santos-Rio chega à 72ª edição repleta de atrações no mar, terra e ar
A largada será em 4 de novembro e terá apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da Banda da Marinha do Brasil durante o Desfile dos Barcos
A regata oceânica mais antiga do país chega a 72ª edição e reserva para o público da Baixada Santista atrações no mar, terra e ar. O desafiador percurso da Regata Santos-Rio, entre os Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ), é de 200 milhas náuticas (cerca de 370 km).
Quase R$ 800 milhões de reais: superiate de 123 metros vai a leilão na Europa
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A largada da Santos-Rio 2022 será na próxima sexta-feira (4 de novembro), ao meio-dia, na Baía de Santos. Os fãs dos esportes náuticos ainda poderão assistir a um show de emoções no Pier do Pescador, na Ponta da Praia, às 10h.
A Regata Santos-Rio de 2022 reúne velejadores das classes oceânicas que tenham seus barcos em conformidade com o Aviso de Regata (AR). Em 2021, mais de 30 tripulações desbravaram o Atlântico Sul na experiência única que a Santos-Rio oferece.
O Xamã Matrix Energia foi o vencedor da 71ª Santos-Rio nas classes ORC e VPRS. O barco do Iate Clube de Santos (ICS) concluiu o percurso na Baía de Guanabara, após 37h29m20 de navegação. A tripulação do comandante Sergio Klepacz foi também a Fita Azul da competição, a primeira a cruzar a linha de chegada.
As embarcações do ICRJ, Avohai, de Lars Grael, e Maestrale, de Adalberto Casaes, ficaram em segundo e terceiro lugares.
A afinidade entre os dois organizadores tem sido essencial para o sucesso e a longevidade da regata. “Os Iates Clubes de Santos e do Rio sempre dedicaram carinho especial a essa regata. Contamos com os apoios da CBVela, das prefeituras de Santos e Guarujá, e da Marinha do Brasil, participando com seus veleiros e garantindo a segurança com a escolta da flotilha em todo o percurso”, enaltece o vice-comodoro Financeiro e Administrativo do ICS, Jonas Penteado.
Velejador assíduo nas principais regatas de oceano do país, Penteado competiu em 26 edições da Santos-Rio.
“A interação entre as cidades de Santos e Guarujá na largada, e com o Rio de Janeiro, na chegada, aumenta a cada ano. Culminou em 2020 com o desfile dos barcos, antecedendo a largada e atraindo muitos espectadores que se encontravam na orla da Ponta da Praia. Repetiremos neste ano”, afirma Penteado.
O diretor executivo do ICRJ, Ricardo Baggio, destaca uma atração especial da regata de 2022. “Estamos próximos de mais uma edição da Santos-Rio, o que nos deixa empolgados. Neste ano teremos a participação de um barco emblemático para a vela brasileira, o lendário Atrevida, o que nos traz grande satisfação. O Iate Clube do Rio de Janeiro está organizando a melhor recepção possível aos velejadores. Desejo a todos bons ventos”, exclama Kadu, também assessor da Diretoria de Vela do ICRJ.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Trecho de mar sinalizado como impróprio para banho pode ser perigoso e ter águas contaminadas
"Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos
Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort