Quase R$ 800 milhões de reais: superiate de 123 metros vai a leilão na Europa

36° lugar no ranking de maiores iates do mundo, embarcação fazia parte de fundação criada por príncipe saudita

23/10/2022
Reprodução: Leitor SYT/ SuperYatch Times

O superiate Golden Odyssey foi colocado a leilão em Malta, região central do Mediterrâneo. Com capacidade para 32 passageiros e 50 tripulantes, o superiate está avaliado atualmente em 150 milhões de euros — ou quase R$ 780 milhões (em valores convertidos em outubro de 2022) e já esteve a cargo de um príncipe saudita.

Com 123 metros de comprimento, a embarcação foi tomada pelo Deutsche Bank Luxembourg, após o não pagamento de uma dívida.

Reprodução: Merijn de Waard/ SuperYatch Times

Segundo dados do portal Times of Malta, a Kal Marine Limited — uma empresa com sede nas Bermudas, conhecido paraíso fiscal — é quem está registrada como proprietária do superiate.

 

O problema começou quando essa companhia fez um empréstimo no banco local em 2013, colocando a embarcação como garantia. Com a falta de pagamento da dívida de 116 milhões de euros, o banco fez a apreensão e, por decisão judicial, o superiate teve sua venda anunciada, pelo mesmo valor de sua avaliação.

 


 

Nesta semana, a Justiça de Malta autorizou a compra da embarcação pela East Thrive Peace Limited, companhia registrada nas Ilhas Virgens Britânicas. Com a concretização da venda, essa transação vai representar a maior soma já obtida por um iate em uma venda judicial em Malta, afirma o Times of Malta.

Reprodução: Merijn de Waard/ SuperYatch Times

Conheça o Golden Odyssey

A imponente embarcação faz parte da “The Golden Fleet” (“A frota dourada”, em tradução para o português), juntamente com outros dois navios de apoio — o M/Y Golden Shadow, de 67 metros, e o M/Y Golden Osprey, de 30 metros — e estava a serviço da “Living Oceans Foundation”, instituição criada pelo príncipe saudita Khaled Bin Sultan.

 

Construído pelo estaleiro alemão Lurssen, o Golden Odyssey tem 404 pés, acomoda até 32 pessoas em suas 16 cabines, além de ter espaço para 50 tripulantes. Com estrutura feita com aço e alumínio, tem motorização dupla. Sua velocidade de cruzeiro é de 11 nós e a máxima chega a 21 nós.

 

O design exterior tem assinatura da Francis Design, enquanto o design do interior ficou a cargo de Alberto Pinto, o mesmo que cuidou dos iates Axioma, Alfa Nero e La Créole, este último pertencente à família Gucci. Graças ao seu grande tamanho, a embarcação está em 36° lugar no ranking de maiores iates do mundo.

 

*Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    “Navio fantasma” desaparecido há 80 anos é encontrado na Califórnia; conheça sua curiosa história

    Embarcação carrega currículo de peso, tendo atuado na 2ª Guerra Mundial ao lado da Marinha dos EUA e da Frota Asiática

    Teste Schaefer V44: uma lancha pronta para conquistar o mundo

    Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva

    Foz do Iguaçu receberá a 2ª edição do Foz Internacional Boat Show em novembro

    Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná

    Entenda o que está acontecendo no Morro do Careca, em Natal, que corre risco de colapso

    Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal

    Teste Solara Boat House: o conforto de uma casa que desliza sobre as águas

    São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas