10ª edição de rali náutico agitou Ilhabela no último fim de semana

Por: Redação -
16/02/2017

A 10ª edição do Rallye Náutico YCI Copa Kia Motors até que poderia ter tido uma história diferente. A data original da competição, que seria junto com o aniversário do clube, teve de ser adiada em função do mau tempo. O que foi frustração acabou em diversão no último sábado, 11, de calor, sol e tempo bom. A prova contou com a participação de 20 embarcações, que foram divididas em dua categorias, a Sportage, para embarcações até 40 pés e a Sorento, para barcos maiores de 40 pés.

Todos largaram nas proximidades da marina do YCI em intervalos de 1 minuto de diferença entre si. As embarcações tinham de cumprir um trajeto pré-determinado pela organização, com médias de velocidades diferentes entre os trechos de navegação indicados na planilha do trajeto. No caminho, 46 pontos de controle virtuais (ou seja, posições geográficas marcadas no caminho) pelos quais as embarcações deveriam passar em seus tempos ideais, de acordo com as instruções.

Para cada segundo adiantado ou atrasado, um ponto era atribuído à equipe. Em resumo, um exercício de navegação, que exigiu muita atenção das equipes. Venceria quem errasse menos.

E foi a equipe Picanto, com os integrantes Luis Durval, Henrique Yunes Motta e Gustavo Gandini, que acumularam apenas 42 pontos. Luiz Durval atribui a vitória à determinação da equipe “naveguei com dois jovens que tem metade da minha idade. Acho que a soma da experiência com a vontade fizeram a diferença.” Henrique afirma que provavelmente o mais importante “foi cada um estar focado em sua tarefa”, afirmação com a qual Henrique concorda: “com cada um ocupado com sua atribuição, o importante foi confiar plenamente um no outro”.

Em segundo lugar na categoria Sportage, a embarcação Escape de Oldemar Santos Filho e em terceiro, a Barbarossa, de Frederico Loureiro.

Já na categoria Sorento, “vítima” de muitas brincadeiras por causa de seu favoritismo, Luis Claudio Volpe, com sua embarcação Dudu Locco, não deixou por menos e acumulou apenas 57 pontos, o que lhe garantiu o primeiro lugar: “navegando na unha,sem uso de computador” como fez questão de ressaltar.

Julio Cardoso, com a embarcação Ballerina, foi o segundo colocado e, em terceiro, a equipe de Luis Fernando Pugliesi, comandando a lancha Laumar.

O Rallye contou pontos apenas na “perna” de ida até a subsede do Saco do Sombrio e, como não haveria mais preocupação com os resultados, a parada na subsede foi só festa! Um animado churrasco comemorou o sucesso do evento, cuja premiação foi feita no final da tarde, já de volta à sede social do YCI.

“Foi muito bom. Cada ano eu acho que o evento fica melhor e a partir desta edição, já conversei com o comodoro, vamos passar a fazer o rallye dissociado da festa de aniversário”, comenta José Luis Gandini, presidente da Kia e grande apoiador do evento.

O Comodoro José Yunes concorda. Comemorando o sucesso do evento e afirma “Vamos manter este formato de agora em diante, assim criamos mais um evento e um grande motivo para reunirmos os associados”.

Fotos: Aline Bassi e Edu Grigaitis/Balaio

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Copa Mitsubishi 2025: 1ª etapa começa com recorde e regatas canceladas por falta de vento

    São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana

    Homem que sobreviveu a naufrágio em 1871 embarcou no Titanic 40 anos depois do trauma

    Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar

    Dos 21 aos 42 pés: Lanchas Coral terá 7 barcos no Rio Boat Show 2025

    Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio

    Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP

    Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália

    Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

    O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima