30 anos

Por: Redação -
26/08/2014

O mês de setembro de 2014 marca os 30 anos da primeira – e única – travessia a remo do Oceano Atlântico feita pelo navegador brasileiro Amy Klink. A viagem durou cem dias e deu origem ao best seller “Cem dias entre céu e mar”, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos dez livros mais vendidos de não-ficção no Brasil. A dimensão da façanha justifica uma série de eventos a ser realizada ao longo de todo o mês, como forma de lembrar e destacar sua importância.

Um bate-papo com o navegador, contando como foi a travessia há 30 anos e como seria hoje com os avanços tecnológicos da era moderna, abre o ciclo de atividades na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis no dia 2 de setembro, próxima terça-feira, às 19h30. Outro evento programado será a exposição “Linha d’Água”, entre 8 de setembro e 2 de outubro, no Espaço Cultural Conjunto Nacional. A mostra reúne fotografias do acervo de Amyr Klink, que realizou mais de 40 viagens oceânicas. A exposição é dividida em três módulos, representando os três barcos usados por Amyr em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T. (da travessia do Atlântico), Paratii e Paratii 2. Ao todo são 30 fotos das expedições do navegador, dispostas em painéis com textos sobre as viagens.

Fotos do navegador e de Marina Klink, esposa de Amyr, uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do país que já esteve 13 vezes na Antártica e autora do livro Antártica – A Última Fronteira. Junto à exposição de fotos, uma das principais atrações será o barco I.A.T., exposto nas dependências do Conjunto Nacional. Os visitantes poderão ver de perto a embarcação que tornou possível a inédita travessia.

Além da exposição fotográfica, haverá duas palestras com Amyr Klink. A primeira será no dia da abertura da exposição, no dia 8 de setembro, às 19 horas e a segunda palestra no dia 18 de setembro, às 10 horas, ambas no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional.

Nas palestras Amyr Klink falará sobre suas expedições e as estratégias de consumo ligadas ao consumo de água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais.

Os ingressos poderão ser adquiridos pelo site: www.dcolor.art.br a partir de 28 de agosto.

Outro evento para marcar os 30 anos da travessia será o lançamento, no dia 10 de setembro, às 19 horas, na Fnac Pinheiros, do livro Antártica, 2048 – Mudanças Climáticas e Equilíbrio Global, resultado de um seminário sobre o tema realizado em Porto Alegre no fim do ano passado, com especialistas da área. Reunindo temas diversos como ordenamento jurídico do continente, política e pesquisa científica brasileira, impactos das mudanças climáticas no continente, na meteorologia do hemisfério sul e na biota austral, presença humana, arquitetura e turismo na Antártica, o livro oferece textos de especialistas multidisciplinares, incluindo Amyr Klink, além de um ensaio fotográfico de Marina Klink.

Foto e informações: assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Secretária de SP visita o JAQ H1 e reforça compromisso do estado com energia limpa

    Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado

    Rui Costa prevê assinatura do projeto de lei do marco do hidrogênio "já na virada do ano"

    Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa

    Eles buscavam vestígios do Endurance, mas encontraram "vizinhança" inusitada na Antártica

    Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha

    "Hoje é um dia histórico": Ministro do Turismo do Brasil acompanha inauguração do JAQ H1

    Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)

    Prefeito de Recife faz convite ao Grupo Náutica para futuras parcerias com a cidade

    João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil