43ª edição

Por: Redação -
15/06/2016

A Semana de Vela de Ilhabela chega à sua edição de número 43 com a expectativa de 150 barcos na raia, entre os dias 1º e 9 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Entre as 13 classes confirmadas, uma delas se destaca pelo número de veleiros registrados. Segundo a organização, a RGS deve ser mais uma vez a campeã de inscrições, repetindo os eventos anteriores. Uma explicação pode estar no nome da categoria, uma abreviação de Regra Geral Simplificada. É uma classe definida no Brasil e conta com a presença de barcos com perfil predominante de cruzeiro variando de 21 a 60 pés. ”O velejador consegue o seu certificado do veleiro sem demora e sem burocracia. A regra é justa e democrática, atendendo bem todas as variantes de barcos em no Brasil. Somos a regra de menor custo, já que o trabalho de toda a equipe é voluntário e os poucos valores cobrados pelos medidores e coordenadores são baixos”, disse Martin Bonato, presidente da classe.

A RGS é uma classe de rating, ou seja, é necessário um cálculo para definir o vencedor. Se um barco é o maior que o ouro precisa andar mais e errar menos para vencer a regata. Não necessariamente quem cruza a linha de chegada é o ganhador. ”Participo de regatas em todo o nosso litoral e noto que temos uma regra equilibrada e competitiva na raia, se você avaliar as sumulas notará que os primeiros colocados sempre estão próximos entre si, muitas vezes os ganhadores sendo definidos na última regata”, contou Martin Bonato, que além de ser presidente da RGS é velejador do Delta 32 Fantasma.

A RGS tem as divisões A,B,C e SILVER, uma categoria especial para barcos com no mínimo 28 pés, sem velas exóticas e aprovados pela Comissão Técnica da Semana de Vela.

As inscrições devem ser feitas no site oficial do evento. Até 20 de junho, o custo será de R$ 320 por velejador. De 21 a 27 de junho passa a ser de R$ 420. As tripulações dos veleiros que ficarem em seus clubes, em amarras próprias ou outros locais fora o Yacht Club de Ilhabela terão 20% de desconto no valor da inscrição.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória