Vem aí a 9ª Vendée Globe, a mais dura regata da vela mundial

21/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

No último sábado, 17 de outubro, em Les Sables d’Olonne, na França, ocorreu a abertura da Vila da Regata, com a chegada dos 33 veleiros inscritos na 9ª edição da mais perigosa e radical prova da vela mundial: a Vendée Globe, cuja largada está prevista para o dia 8 de novembro.

Considerada o Everest dos mares pelos competidores, a Vendée Globe é uma volta ao mundo em solitário e sem escalas a bordo de veleiros monocascos de 60 pés da classe IMOCA (International Monohull Open Class Association). O conceito da competição é simples e muito claro: um homem ou uma mulher, o mundo e um barco.

Além de navegarem em solitário, os competidores não têm equipes de apoio no mar nem em terra firme, devendo percorrer no mínimo a distância de 40.075 quilômetros (a circunferência da Terra), ou 21 638 milhas náuticas, embora, na média das oito edições realizadas até hoje, a maioria dos concorrentes (velejando em ziguezagues) tenha navegado mais de 28 mil milhas. O único pit stop permitido a um competidor envolve o retorno a Les Sables d’Olonne, num um prazo de dez dias a partir da largada.

Leia também

» Regata Santos-Rio terá duelo entre medalhistas da família Grael

» Atual campeã olímpica, Martine Grael confirma participação na 70ª edição da Regata Santos-Rio

» 70ª edição da Regata Santos-Rio tem data confirmada e contará com grandes nomes da vela

A primeira edição da corrida teve início no dia 26 de novembro de 1989, quando 13 velejadores se lançaram ao mar em solitário para contornar a volta ao mundo em pouco mais de três meses. Desde então, somando-se as oito edições, 167 velejadores participaram da corrida, sendo que apenas 89 deles conseguiram cruzar a linha de chegada, o que por si só já mostra a dificuldade enfrentada pelos competidores, que são confrontados com tempestades, ondas gigantescas, ciclones, calmarias e um frio congelante — além de terem de contornar o temível Cabo Horn. Ainda assim, não faltam candidatos a ocupar posição na linha de largada.

Para se ter uma ideia de sua importância da Vendée Globe no calendário da vela, basta ver a quantidade de embarcações inscritas este ano: 33 (27 homens e seis mulheres), um número recorde — até então, a edição com maior de participantes foi a de 2008, com 30 barcos alinhando na largada.

O atual vencedor e recordista é o francês Armel le Cléac’h, que completou o percurso em 74 dias, 03 horas, 35 minutos e 46 segundos.

Histórico de participação:

1989-1990: 13 barcos
1992-1993: 15 barcos
1996-1997: 15 barcos
2001.2002: 24 barcos
2004-2005: 20 barcos
2008-2009: 30 barcos
2012-2013: 20 barcos
2016-2017: 29 barcos
2020-2021: 33 barcos

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Hidea vai apresentar nova linha de motores de popa de até 200 hp no Boat Show em Itajaí

    Modelos passarão a ocupar o topo do portfólio da Hidea em potência e estarão no evento que acontece de 2 a 5 de julho

    Como gerar água doce a bordo? Tecnologia brasileira estará no Marina Itajaí Boat Show 2026

    Empresa brasileira levará ao maior salão náutico do Sul do país um sistema que transforma água do mar em água doce para uso em embarcações

    Velejando para o Futuro: projeto abre novas turmas no RJ para o segundo semestre

    Iniciativa da CBVela leva crianças e adolescentes de 6 a 18 anos para imersão gratuita na vela; primeiras aulas começam nesta quinta-feira (18)

    Sem placas: “pele solar” transforma teto de lanchas em fonte de energia no mar

    Tecnologia da Riviera Yachts gerou aproximadamente 10 kWh por dia em um barco de 58 pés, segundo a marca

    Maldivas terão 100 barcos elétricos com foils disponíveis para táxi aquático até 2029

    Nova parceria deverá implementar, nos próximos anos, uma nova rede de transporte marítimo em um dos destinos mais cobiçados do planeta