Misterioso magnata russo recebe iate com nome intrigante e luzes hi-tech

21/12/2021

Mais do que uma simples novidade, o Phi — iate de 58,5 metros, ou 192 pés, que o estaleiro holandês Royal Huisman acaba de colocar na água — é um barco pouco convencional e representa a última palavra em design naval na Europa.

 

Sua característica mais marcante é ter um casco longo e elegante, mas de linhas finas, sendo, portanto, muito mais eficiente em termos de combustível — segundo os projetistas, é o iate a motor mais longo do mundo abaixo de 500 GT (ou arqueação bruta, a soma de todos os volumes internos da embarcação).

 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Representante do ainda oculto proprietário (que seria um milionário russo), o capitão profissional Guy Booth disse: “Desde os primeiros dias, quando fechamos contrato com o designer Cor D. Rover, ficou decidido que a o iate deveria apresentar uma combinação única”.

 

O dono, aliás, nunca tinha ouvido falar de Cor D. Rover, quando o convidou para projetar o seu iate. Ao serem apresentados, ele pediu a Cor para revelar suas ideias, e este respondeu: “Com todo o respeito, como posso projetar um iate para você se eu nem o conheço”. Essa frase, lembra o capitão Booth, foi efetivamente o florescimento da história do Projeto Phi.

Por sua vez, o processo de procura pelo estaleiro que daria forma ao iate foi árduo. Booth e o proprietário visitaram vários construtores pela Europa, mas se cansaram de ouvir que as expectativas dos clientes eram muito ambiciosas. Até encontrar acolhida no holandês Royal Huisman, cujos arquitetos desde o início se mostraram ansiosos para fazer as ideias funcionarem. E funcionaram.

 

Relacionando-se dentro e fora com a “lectio divina” (leitura divina) ou a “Proporção Áurea” (representação tão real da perfeição que muitos levam o conceito matemático para o lado místico ou religioso), o Phi é um iate a motor de formas magnificamente sensuais. Inspirado pela natureza, Cor D. Rover focou cada nível dos conveses em três temas: a galáxia, a superfície do oceano e o mundo subaquático. A começar pela suíte do proprietário, na cobertura, que foi focada na galáxia.

Além da generosa cobertura do proprietário, que ocupa um deque inteiro, o Phi ganhou uma piscina de conceito inovador, sustentável, que se transforma em um tanque selado, permitindo que a água seja tratada durante a noite, sem equipamentos adicionais. Há também uma maravilhosa “adega infinita”, com os melhores vinhos. Sem contar o espetacular sistema de iluminação exterior, baseados em laser, extremamente agradável para os olhos.

 

“A cooperação entre a equipe do proprietário, os arquitetos, os designers e todos na Royal Huisman tem sido excepcional. Podemos estar justificadamente orgulhosos do que alcançamos”, disse o capitão Booth, no momento em que o majestoso Phi foi entregue, após anos de trabalho, acompanhado de um barco sombra: o Phi Phantom, de 36 metros, no qual todos os brinquedos de água e equipamentos adicionais serão transportados, a fim de liberar ainda mais espaço na nave-mãe.

 

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026

    Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves

    Parque aquático na Inglaterra terá ‘playground flutuante’ para desafios na água

    Inspirada em programa de TV, atração abre ao público no final de maio