Kormaran
O Komaran, projeto austríaco, é um barco com design bastante futurista e muito funcional. Apresentado no salão de Mônaco, o barco ainda traz linhas esportivas e navegação veloz de 38 nós (70 km/h), segundo os projetistas, e podendo mudar de forma até mesmo em movimento. A motorização total é de 500 hp.
O barco pode ser usado como monocasco, catamarã, trimarã, monocasco com navegação com hidrofólios que permite a navegação em água rasas e ganho de velocidade. Todo o design foi reduz a resistência à água em 80% e diminui o consumo de combustível.
A versão de hidrofólios foi baseada nos recentes catamarãs da America’s Cup, os AC 72, e no Hydroptère, um super trimarã voador. Já o design da embarcação, que será construída em fibra de carbono, foi inspirado nos velozes carros da Fórmula 1. Além de apresentar diversas formas de navegação o casco também pode ser transformado em um ótimo local para banhos de sol, já que a proa se desdobra em uma boa plataforma.
O projeto Kormaran nasceu na temporada de 2010 nas mãos de uma empresa de pesquisa austríaca, com o apoio de capitais públicos, que já investiu mais de 10 milhões de euros nesta aventura.
Imagens: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu