4 dúvidas sobre motores de popa que podem ser as suas

09/02/2015

Entre as opções de motorização disponíveis no mercado, e a utilização variada de motores nas embarcações, não é incomum que surjam algumas dúvidas sobre o assunto. Por isso, NÁUTICA falou com o empresário Ricardo Paragon para sanar algumas delas:

1- É preciso adoçar sempre o motor?
Os motores de popa são feitos de alumínio, material que dilata em alta temperatura. Ao acontecer isto, micro ranhuras vão aparecer e, nelas, o sal ficará depositado. Deste contato, resultará uma oxidação, caso o motor não seja lavado corretamente. Posteriormente, o resultado do acúmulo de sal impedirá a passagem de água e a refrigeração do motor, fazendo com que ele esquente, as ranhuras aumentem e a vida útil do motor diminua consideravelmente.

2- Como proceder se o motor começar a perder potência e morrer?
Pode ser sinal de carburador entupido ou bomba elétrica travada. Para confirmar o motivo, é necessário abrir o capô do motor e tentar dar partida com o auxílio de um spray lubrificante. Se o motor ameaçar a pegar, é a confirmação de que os carburadores estão entupidos e sujos, ou os bicos injetores e/ou a bomba elétrica estão inoperantes. Para limpar um carburador é necessário ter conhecimento técnico, o mesmo se aplica para os novos motores eletrônicos de injeção, já que o uso de procedimentos inadequados pode colocar vidas em risco.

3- O que fazer se o motor não dá sinal de partida?
É porque houve pane na parte elétrica. Pode ser um simples fusível queimado. Como todos os motores tem um fusível de reserva, você mesmo pode trocá-lo. Se o barco tem um corta-circuito, veja se ele está no lugar, pois pode ter se desprendido por algum motivo, deixando o motor sem vida. Ou o motor está engrenado, e só pega na posição de neutro (ponto morto).

4- Como agir em caso de superaquecimento?
Mesmo na constatação de superaquecimento do motor, jamais se deve desligar no ato. O ideal é engatar uma ré e acelerar bruscamente por ½ segundo, para expulsar o que tiver obstruindo a refrigeração. Acelerar o motor no manual em ponto morto, e verificar se está saindo água pelo xixi também é importante. Caso comece a gotejar, veja se há progresso, mas se sair fumaça, significa que o rotor está danificado e o motor não irá refrigerar. Neste caso, para não danificar o motor, o correto é desligá-lo e aguardar reboque.

Foto: Evinrude/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos