Largada na China

Por: Redação -
09/02/2015

A Volvo Ocean Race chega à sua quarta etapa, após a histórica parada chinesa de Sanya. Os seis barcos da Volta ao Mundo partiram, neste domingo (8), para Auckland, na Nova Zelândia, a chamada Cidade das Velas. O percurso terá quase 10 000 km e é o último antes de chegar ao Brasil. A expectativa de conclusão da prova é de três semanas e a previsão é de mais vento em relação às etapas anteriores. O time a ser batido será o Dongfeng Race Team, atual líder do campeonato e empolgado por ter dominado à parada em sua casa.

Como manda a regra da Volvo Ocean Race, os barcos fizeram uma espécie de percurso entre boias antes de seguir viagem até o próximo destino. O público que lotou a marina de Sanya viu uma largada emocionante. E foi assim até mar aberto. As equipes navegaram por quase 14 quilômetros até a marca ao lado da grande estátua de Buda chamada de Guan Yin, cartão-postal da ilha chinesa. O monumento é um dos mais altos do mundo, com 108 metros de altura.

Várias equipes se revezaram na liderança nas primeiras horas de prova e o time do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca está no pelotão da frente. O objetivo do Mapfre é pegar pódio. “Vamos em busca de mais um bom resultado. Estamos em constante melhora”, disse o atleta olímpico catarinense. “Eu acho que os Doldrums serão uma parte importante do percurso, são muito instáveis, com ventos imprevisíveis onde um barco pode ter vento bom e os outros podem pegar merreca. Vamos tentar chegar bem e ter um pouco de sorte para atravessar”.

Logo de cara, as equipes pegam quatro dias duros de contra-vento na região das Filipinas. No caminho para Auckland, o percurso inclui uma zona de exclusão em Sanya, para evitar o contato com a zona militar do exército chinês. Em seguida, eles serão obrigados a passar por um waypoint nas Ilhas Salomão.

Foto: Ainhoa Sanchez/Volvo

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos