Qual combustível?

Por: Redação -
23/02/2016

Nas regiões litorâneas, fazer passeios em alto mar e possuir uma embarcação é uma realidade de muitos. Mas, ter uma lancha ou barco requer alguns cuidados e, sobretudo, custos. Além da despesa com manutenção e garagem ou marina, também é necessário ficar atento a questões importantes como o abastecimento do veículo, por exemplo. Nesse quesito, surge a dúvida: É melhor abastecer a gasolina ou diesel?

Para começar é preciso identificar o modelo da embarcação. É que de acordo com o tamanho do barco é possível determinar se ele terá um, dois ou mais motores e assim, optar por diesel ou gasolina. De acordo com o empresário José Pinteiro, do estaleiro Ecomariner, as lanchas de passeio até 26 pés, por exemplo, possuem apenas um motor.  A vantagem se deve ao fato de ter menor peso a bordo, além da instalação que é mais fácil, pois exige pouca manutenção e é mais barato. Sua principal desvantagem, entretanto, é que só pode ser abastecido com gasolina.

Investir em dois motores, por sua vez, é uma opção bastante usada em lanchas entre 24 e 35 pés. “O ponto alto desse conjunto é a segurança, já que, no caso de pane em um dos motores, o outro segue conduzindo a embarcação, ainda que lentamente”, explica Pinteiro, salientando que outra vantagem é a aceleração, porque tais motores significam mais torque. Os pontos negativos são o maior custo: tanto na compra quanto na manutenção e o consumo, obviamente, maior.

Em relação ao abastecimento, Pinteiro esclarece que o motor que usa diesel é mais pesado e mais caro, porém apresenta melhores resultados por dois fatores: necessitam de menos manutenção e possuem mais vida útil. “O motor a diesel dura em torno de 3000/hora, pelo menos 50% a mais do que o motor a gasolina. Tudo vai depender da utilização e da manutenção adequada”, pontua o empresário, complementando que a potência depende muito do tamanho do barco, pois, quanto mais potente o motor, mais peso ele terá e consequentemente, precisará de mais força para movê-lo.

De fato, motores a diesel são mais econômicos que a gasolina porque um litro de diesel gera mais energia que um litro de gasolina. Além disso, o ciclo de trabalho de um motor a diesel é mais eficiente e isso pode levar a uma redução no consumo de quase 50%. Por outro lado, por trabalhar com altas taxas de compressão, os esforços estruturais no motor a diesel são bem maiores e fazem com que o barco pese mais.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio