Campeonato de vela

Por: Redação -
10/03/2016

A tradicional competição do calendário de vela do Litoral Norte de São Paulo, a 16ª edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, sediado no Yacht Club de Ilhabela começa neste sábado, 12. Neste ano, a organização do campeonato incluiu a classe “Bico de Proa”, para trazer mais gente ao grupo de amigos da vela.

“As classes de vela tem o que chamamos de rating, que são cálculos matemáticos aplicados à cada veleiro, determinando, de um modo geral, o quanto um veleiro tem que chegar na frente do outro para equiparar os vários equipamentos diferentes entre si. Isso nem sempre anima os velejadores principiantes a se inscreverem nestas classes. Ao incluirm os o que chamamos de Bico de Proa, queremos trazer para a competição aqueles que querem participar mas não pretendem, de início, se inscrever em uma classe com regras específicas”, explica Carlos Eduardo Sodré, o “Cuca”, responsável técnico pela competição.

É que na Bico de Proa, os barcos não precisam ser medidos, ou certificados, como em outras classes, vale mesmo é quem chega na frente. Além disso, para incentivar ainda mais a participação, só poderão se inscrever equipes que não participaram da competição nos últimos três anos.

Desde o ano de 2000 os velejadores de oceano do litoral paulista têm a oportunidade de participar desta que já é a mais regular competição da vela oceânica, um evento que une competitividade e confraternização durante todo o ano.

Carlos Eduardo Souza e Silva,o “Kalu”, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela lembra que o clube tem esta tradição de sediar os eventos de vela desde muito antes “desde a década de 70, quando os primeiros velejadores de oceano começaram a organizar regatas aqui no Canal de São Sebastião, o clube sempre se mostrou receptivo ao esporte , tanto que o YCI é o “berço” da Semana de Vela de Ilhabela”, comenta.

As inscrições poderão ser feitas na sede do Yacht Club de Ilhabela, a partir de sexta, 11, às 18h, no valor de R$ 95 por tripulante, sendo que cada equipe pode inscrever também um tripulante mirim (com até 15 anos de idade) sem custo.

Foto: Edu Graiatis

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cerimônia de abertura dá início à 25ª edição do Rio Boat Show

    Evento levará mais de 60 barcos às águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, de 28 de abril a 5 de maio

    Confira as palestras do dia 28 no Náutica Talks do Rio Boat Show

    Cinco nomes abrem o ciclo de bate-papos na 25ª edição do salão náutico carioca

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti