Navio histórico
O Conselho da Universidade de São Paulo decidiu, na última terça-feira, 19, pela desalienação do antigo navio oceanográfico Prof. W. Besnard, que fez parte da história da oceanografia brasileira e se encontra há anos parado no Porto de Santos. A embarcação já pode ser repassada à Prefeitura de Ilhabela, que pretende transformá-lo em recife artificial e ponto turístico de mergulho, com cabine de comando e peças expostas no Museu Náutico da cidade.
A decisão foi muito comemorada pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, autor da proposta de transformar o antigo navio que estava há anos parado no Porto de Santos em recife artificial no arquipélago. Agora, procuradores da Prefeitura de Ilhabela e da USP devem acertar detalhes do documento que estabelecerá a cessão da embarcação ao município. “Estou muito feliz, pois o turismo é a indústria de Ilhabela, principal gerador de empregos, de maneira que buscamos sempre estimular com novos atrativos. Ilhabela conta com vários naufrágios visitados por mergulhadores, mas este será num ponto de fácil acesso”, destacou Toninho Colucci. O arquipélago de Ilhabela tem um total de 20 naufrágios, porém, alguns deles de difícil acesso.
No início deste mês, o prefeito se reuniu com uma comissão de mergulhadores, instrutores e proprietários de embarcações de mergulho para tratar da proposta de afundamento do antigo navio de pesquisa Prof. W. Besnard. A ideia é que o naufrágio controlado ocorra entre a Ponta da Sela e o Solar Singhita, pouco antes da Sepituba, no sul da Ilha. O local escolhido tem entre 20 e 25 metros. Mergulhadores fizeram uma visita técnica e aprovaram as condições do fundo do mar para o naufrágio controlado.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses
Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos