Marinha do Brasil realiza Operação Verão até 15 de março

Por: Redação -
10/02/2017

Com a chegada da estação mais quente do ano, a maior procura pelas praias e o consequente aumento de embarcações nas águas, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo, retomou a Operação Verão, que visa intensificar a fiscalização de embarcações de esporte e recreio nas praias da região. Essa, que corresponde a segunda fase da operação, acontecerá até o dia 15 de março. A primeira etapa da operação ocorreu entre o fim de dezembro e início de janeiro.

Durante a operação, as embarcações abordadas pelas equipes da CPSP têm suas documentações e as de seus condutores verificadas. Neste verão, o tema escolhido pela Marinha para a campanha é a valorização da segurança das famílias e dos banhistas nesta época.

A fiscalização acontece prioritariamente nas proximidades de áreas com concentração de banhistas e surfistas, como as praias, e ainda nos locais onde são guardadas as embarcações, como garagens náuticas, marinas e ainda colônias de pesca.

Desde o início da Operação até o último dia 26, a CPSP contabilizou, em toda a sua área de jurisdição, 2071 abordagens, 141 notificações, 26 apreensões, 6 inquéritos e 1 vítima fatal.

A principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio continua sendo a falha humana. Por isso, as ações ocorrem nas áreas de maior concentração de tráfego de embarcações de esporte e recreio, para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação.

A operação destaca a importância da prevenção de acidentes ao ter nas embarcações todos os equipamentos de segurança e em quantidade adequada ao número de passageiros, realizar a manutenção das embarcações, assim como o controle de combustível e a atenção às condições do tempo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ademicon apresentou linha de crédito para embarcações no Rio Boat Show 2024

    Administradora viu carência em soluções financeiras no segmento náutico e há cinco anos investe no setor

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no último dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica reuniu grandes nomes do setor e convidados especiais durante os 8 dias do salão náutico

    No Rio, Solara 500 Fly impressiona com acabamento e navegabilidade

    Maior barco do estaleiro no salão carioca disputou as atenções com a Boat House, outro destaque da empresa

    Estofamento que imita tecido é sensação da Agroquímica no Rio Boat Show

    Opções da empresa, dona da tradicional marca Kelson’s, também podem ser aplicadas nas paredes de barcos e em áreas externas residenciais

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta